quarta-feira, julho 7

E eis que teremos o Super Clássico na Final da Copa América

 

Existem alguns clássicos pesados entre seleções. Temos o mais antigo de todos entre Escócia e Inglaterra, que já aconteceu nesta Euro. Itália contra Alemanha envolve oito Copas do Mundo e quatro Euros, além de partidas espetaculares. Mas o maior clássico do mundo, pra mim, é o que decidirá a Copa América, no sábado às 21:00: Brasil x Argentina.

É o maior porque reúne rivais que levam a disputa para além do campo. Reúne 7 Copas, no segundo maior somatório possível entre equipes do mesmo Continente. E por fim pelos craques que já desfilaram de um lado e do outro. Valendo taça então, ai é loucura. 

No chamado tempos modernos, pós 1970, eles decidiram - diretamente - a competição apenas duas vezes, e em edições seguidas: 2004 no Peru e 2007 na Venezuela. Na primeira ficou marcada pelo empate em bomba de Adriano e as defesas Júlio César nos pênaltis. Enquanto que na segunda vem a mente o Chocolate de limitado time comandando por Dunga num 3x0 sem contestações.

Agora, 14 anos depois os rivais voltam a medir forças. Os argentinos tem um jejum de quase 30 anos, tendo vencido uma competição oficial pela última vez em 1993. O Brasil busca entrar na casa dos dois dígitos, atualmente tendo 9, sendo seis delas vencidas nos últimos 32 anos. 

Os argentinos tem Messi. O Brasil tem Neymar. Quem sair vencedor no sábado pode pintar como melhor do Mundo, numa temporada sem grandes atuações individuais. Seria a sétima de Messi e a primeira de Neymar. O que se sabe é que terá drama, quase certeza de que teremos entradas violentas e talvez brigas. E é isso, além dos craque e ótimo futebol, que torna este jogo o maior clássico entre Seleções. 

E mesmo neste Cepa América, será lindo de se ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário