quarta-feira, julho 14

Marcones realmente quer falar em Transporte Coletivo? Se quer, eu sei muito sobre uma imoralidade...


Uma discussão inútil está em curso em nossa cidade: o local do Campus da UNIVASF. Tratei disso ontem, no post intitulado Prefeito é contra a Univasf em Salgueiro e ninguém deveria ficar surpresa com isso. Um dos pontos que é usado pelo Prefeito contrário a UNIVASF no Centro da Cidade é que disponibilizará Transporte Coletivo.

Alguns podem até terem esquecido, mas eu não, que durante o seu primeiro Governo um verdadeiro escândalo aconteceu exatamente neste setor. Falo dos ônibus "amarelinhos" que trafegaram pela cidade. E que depois, sumiram. E sem qualquer explicação. Mas os órgãos de controle tiveram atenção especial na imoralidade cometida.

E falo do que sei, porque era membro do Setor de Licitações na época. Ao contrário do que a maioria sabe, não foi uma contratação simples de uma empresa com ônibus para realizar o Transporte Coletivo. Foi licitado um Estudo de Viabilidade, com prazo determinado e não prorrogável de 90 dias. A Empresa cobraria um valor ( 1,80 ) e a Prefeitura complementaria o restante, a época 0,30 por passagem. Ao final dos 90 dias a Empresa terminaria o estudo de campo e faria um relatório, que ai sim, subsidiaria a concessão das Linhas. 

Por isso que durante os 90 dias diversas mudanças de rotas foram realizadas, justamente para otimizar as futuras linhas que seriam cedidas o uso para a iniciativa privada. Aqui amigos, começa a ilegalidade que resultaria na condenação que Marcones sofreu e teve que pagar, do bolso. Aqui no Blog de Carlos Britto tem tudo de forma detalhada.

Acontece que, ao arrepio da Lei, do próprio Edital e dos avisos de TODOS os membros da CPL de que não era possível prorrogar tal Contrato, o mesmo foi feito. Com parecer jurídico e tudo, este feito para dar um ar de legalidade na prorrogação. Reitero que a Legislação proíbe a prorrogação deste tipo de contrato. E ademais, trago outra informação: nem mesmo o Estudo foi feito. Ou se foi, não existe comprovação da existência dele na Prefeitura.

Quando foi re-eleito derrotando Alvinho Patriota em 2012, subitamente os ônibus pararam de rodar. Aliás, foi Alvinho, então Vereador, quem fez a denúncia que levou a condenação. Sem esta, eu tenho quase certeza que ele também seria condenado, dada a audácia da violação das leis. Enfim, ele é assim mesmo.

E agora, quase uma década depois, ele vem como arauto da moralidade dizer que disponibilizará transporte coletivo para levar todos até o Campus fora do Centro da Cidade. Lindo, caso não fosse o caso relatado. E a condenação de 201mil reais é o valor das passagens extras que os cidadãos pagaram para que ele, em sua campanha de re-eleição, se vendesse como grande gestor. 

Agora, ele mais uma vez, quer fazer bondades com dinheiro contribuinte. Afinal, se a ideia fosse ajudar Salgueiro ele teria feito o que aquela Licitação determinava e quem, desde então tivéssemos transporte coletivo. Então quando o vejo falando isso, eu realmente sei do que ele realmente trata. E não é do interesse público, de certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário