sábado, julho 10

Porque brasileiros resolvem torcer pela Argentina?


Hoje é a final da Copa América. Cheia de polêmicas desde o começo, mais de 200 casos confirmados de Covid como se falava ( 3x mais do que a Libertadores, só para constar ), Brasil e Argentina fazem a final dos sonhos para todos. Mas para alguns brasileiros, escolher para quem torcer é motivo de contestação. E não é de hoje...

No bairro onde cresci em Salgueiro, existiam dois que torciam ferrenhamente pela Argentina já nos anos 80. Jamais entendi o motivo. porque o time naqueles idos era muito bom, sobretudo a lembrança do time que jogou muito bem na Espanha, batendo categoricamente os Argentinos no caminho. Enfim, nada explicaria aquilo.

Com o passar do tempo o número de brasileiros que torcem pela seleção vizinha somente aumentou. Verdade que eles estejam melhores em termos gerais nos últimos 10 anos, mas ainda é bem estranho. Mesmo com Messi isso não se explica. Para mim jamais fará sentido torcer por outro país que não o seu, quando este está na competição. Mas para hoje, parece que outro fator apareceu: o político.

Jair Bolsonaro de certeza estará no Maracanã assistindo e aguardando ansiosamente para entregar - pela segunda vez - a Taça ao selecionado da nação que Governa. E vi uma campanha agressiva para que não se torça para seleção de Tite para que Bolsonaro não possa entregar a Taça. Isso me parece de uma idiotice sem medida, pois nada me dá mais asco do que ver os argentinos comemorando.

Enfim, o Brasil de hoje tem destas coisas: as pessoas escolhem algo pensando em não deixar outros comemorarem. E não estou nem ai se será o Presidente quem entregará a Copa América, mas eu quero é vencer. Até porque Presidentes vem e vão. As conquistas em cima da Argentina são eternas. As derrotas, também. Ou alguém ai esqueceu da derrota na Copa de 1990 na Itália? Porque eu não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário