terça-feira, julho 20

Porque o Prefeito segura um Decreto de Calamidade com quase seis milhões a mais de FPM no 1º Semestre?


Um dos primeiros atos do Prefeito Marcones Libório ( PSB ) foi Decretar Estado de Calamidade Financeira. Qual motivo? Supostas dívidas deixadas pela Gestão Anterior. Mas o que aconteceu nos seis primeiros meses demonstra o contrário, com um incremento de receitas oriundas do FPM - Fundo de Participação dos Municípios - veio em quase seis milhões acima do que no mesmo período de 2020. 

O Blog acessou o site do Tesouro Nacional, uma vez que o Portal da Transparência segue sem detalhar as receitas, numa clara violação das normas que obrigam os dados serem de fácil acesso. Mas o lado bom é que os órgãos que repassam os recursos cumprem as normas, mesmo que aqueles que recebam insistam em violá-las, mesmo quando denunciadas. No gráfico acima é possível ver a discrepância dos valores de repasses do FPM entre 2020 e 2021. Abaixo, deixo os dados em forma de Planilha:


Com 5,6 milhões de reais a mais, cabe fazer uma série de perguntas:
  • Com este incremento de receita, realmente era impossível Patrocinar o Carcará?
  • E o que falar de não realizar sequer uma Live no dia 23 de Junho?
  • Porque não apoiar o projeto da Câmara de Vereadores e doar outros 50 mil reais ( menos de 1% do incremento da receita ) para ajudar Famílias que passam fome devido a Pandemia?
  • Porque não concluir a Creche da Cohab, como levianamente o Secretário de Educação Marcelo Sá acusou ser culpa da gestão anterior?
  • E por fim, porque não revogar o Decreto que JAMAIS teve motivo de existir?
Com a palavra o Prefeito de Salgueiro. Mas é claro, ele jamais falará do assunto, pois odeia perguntas incomodas. Mas nem por isso, eu deixarei de fazê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário