terça-feira, julho 13

Prefeito é contra a Univasf em Salgueiro e ninguém deveria ficar surpreso com isso

Para os que ainda não estejam sabendo, o Prefeito Marcones Libório ( PSB ) está empenhado em não renovar a cedência feita na gestão passada do terreno da Estação para que ali se instale o Campus da UNIVASF. Mas porque ele faria isso?

Antes de prosseguir, voltemos 15 anos no passado. Mais precisamente a Dezembro de 2006, quando o então Governador Mendonça Filho trazia a UPE para Salgueiro, em cerimônia feita na Escola Pais e Mestres. Vejam o vídeo:


Notem que o atual prefeito, a época vice de Cleuza Pereira, fala que não foi feito debate. Como assim um Vice-Prefeito cobra isso quando sua cidade não tem nenhuma Universidade? E cita obras do Governo Federal ( duas delas ainda não concluídas ) do então Presidente Lula, para cobrar - isso mesmo - o Governador ali presente. Foi uma fala arrogante, digna do ser que ele é. Já seria grave por si só. Mas ao longo dos anos seguintes, as cidades que receberam Campus da UPE tiveram aumento na quantidade cursos, com pós-graduações e até mesmo Mestrado. E Salgueiro praticamente segue na mesma daquele dia...

Preciso contextualizar que em menos de 1 mês Eduardo Campos, do mesmo PSB de Marcones, assumiu o Campo das Princesas. Logo ele achou por ser grosso com o derrotado. Na plateia também estava o ex-Governador Roberto Magalhães, que trouxe a água para Salgueiro. Enfim, foi uma molecagem sem cabimento. Típico, infelizmente, do atual Prefeito. Acontece que Eduardo e Marcones eram aliados, mas foi Serra Talhada quem recebeu cursos, não Salgueiro. Sem falar em Garanhuns e Petrolina. Ou seja, para ser deselegante ele é excelente, mas para conseguir as coisas para sua cidade, a qual Governaria a partir de 2009... ai não, ele age com uma pessoa super comportada. Prioridades. Adiante...

Convém lembrar que Marcones sempre exaltou que o ex-presidente Lula era um aliado, mas quem conseguiu uma extensão da Federal Rural foi - mais uma vez - Serra Talhada. Que amigos ruins tem este Marcones né? Ai veio que aquele Mendonça Filho vira Ministro da Educação e adivinhem quem teve a cara de pau de pedir a ele por um Campus da UNI para Salgueiro? Pois é, Marcones Libório. E detalhe: Clebel Cordeiro e Dr. Chico já tinham conseguido isso para Salgueiro, mas ele desesperado foi atrás de um factóide de que ELE era o pai da criança. 

Antes de entrar no caso atual, convém lembrar que nunca Marcones se reuniu com um único Ministro da Educação nos Governos do PT. Não tem foto dele, nem de D. Cleuza pedindo isso. E mais: não tem foto dele pedindo isso a Lula ou a Dilma, e eles vieram a Salgueiro. E mais de uma vez!!! Mas como assim ele espera o destratado de 2006 para pedir um Campus da UNIVASF para Salgueiro e jamais o fez com seus amigos e aliados do PT? Cara de pau que fala, né?

Pois bem. A UNIVASF foi garantida pelo Ministro Mendonça Filho e seguiram os trâmites. Escolheram o terreno da Estação, embora o Governo Clebel Cordeiro tenha oferecido outras áreas. Aqui cabe uma informação importantíssima: cabe a Universidade a escolha do loca. E uma vez feita tal escolha, gastos foram feitos para que o Campus ali seja construído. E lembro que a atual Secretária de Planejamento e Meio Ambiente que na época era líder da Bancada da oposição, foi terminantemente contra a doação do terreno. Agora, lidera o movimento que certamente atrasará ou até mesmo impedirá a construção do Campus.

O Prefeito quer porque quer, levar para outro local. Com a desculpa de que tenhamos uma área maior. Acontece que está área seria longe da cidade e seria necessário transporte. E Salgueiro já tem um rolo pesado na justiça sobre Transporte Coletivo ( trato disso amanhã ) e foi na Gestão de Marcones, eram os ônibus amarelinhos. Então, ele quer mesmo a UNIVASF? Se quisesse ele jamais se colocaria contra a renovação da cedência...

Mas é ai onde entro para finalizar: ele é contra a UNIVASF, assim como foi contra a UPE em 2006. E como não foi atrás de mais cursos para a mesma UPE e nem bateu nas portas dos Ministros do PT para ter - pelo menos - um Campus. Mas agora ele quer impedir a instalação da UNIVASF. E isso não deveria surpreender a ninguém.

Para este Blogueiro, isso jamais foi novidade. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário