sábado, novembro 18

Peru fecha a lista de classificados para Copa e os 4 potes são definidos

Uma longa espera de 36 anos finalmente chegou ao fim...
A Seleção do Peru fechou a lista dos 32 classificados para Copa da Rússia. Em uma partida tranquila, onde a Nova Zelândia não esteve em momento algum no ritmo da partida de vida ou morte. os comandados de Ricardo Gareca conseguiram a vaga pra Copa. Desde 1982 que os Incas não se classificavam ao Mundial e Gareca consegue enfim o passaporte que lhe foi privado em 82 e em 86, quando inclusive marcara o gol que garantiu a vaga ao albicelestes. Curiosamente contra o Peru que agora comanda.

Uma vez conhecidos os 32 classificados é hora de imaginar até o dia 1º de Dezembro como pode ser o grupo do Brasil. De muito fácil até o mais complicado. Decidi brincar, mas antes vejam como ficaram os 4 potes do Sorteio:


Antes de brincar, algumas informações: nenhum grupo pode ter 2 seleções do mesmo continente, exceto se forem europeias, mas limitadas a duas. Teoricamente dá para termos grupo sem representante do Velho Continente, embora a chance seja bem pequena. Assim sendo podemos ter alguns grupos interessantes com o Brasil:

  • Tranquílo - Suíça, Tunísia e Arábia Saudita. O primeiro grupo seria muito acessível. Tunísia e Arábia Saudita não possuem equipes para passarem de fase e a Suíça é forte apenas pela defesa. O time de Tite passaria com um pé nas costas aqui.
  • Equilibrado - Croácia, Costa Rica e Japão. Não existiriam 3 forças aqui e convenhamos, as 3 seleções brigariam em pé de igualdade entre si pelo segundo posto, por isso cito que existiria um equilíbrio no grupo.
  • Complicado - Croácia, Senegal e Sérvia. A primeira citação para justificar o equilíbrio aqui é o fato de que Croácia e Sérvia são inimigas fora de campo, tendo as suas feito para da outrora fortíssima Iugoslávia. Senegal volta às Copas e sempre é uma incógnita nestas situações. Uma derrapada numa na estreia diante de uma das duas rivais, poderia colocar em risco a classificação.
  • De Morte - Espanha, Suécia e Nigéria. O confronto diante dos africanos sempre remeterá a 1996 e os Jogos de Atlanta e só por isso já é complicado. A Espanha é de um nível diferente desde 2008 e os Suecos sempre complicaram para o Brasil em Copas - menos na distante Copa de 1950. Seria mais complicado do que o anterior, porque uma derrota para os espanhóis e um empate contra os suecos não é algo impensável...
Claro e evidente que podemos passar sufoco com um grupo acessível ( como em 1966 por exemplo ) ou passar extremamente fácil como em 1970 ou em 1986. Tudo são conjecturas, é claro, mas até o sorteio no dia 1º esse é o lado bom. Imaginar contra quem iremos nos confrontar em campos russos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário