Terceirizar é uma solução ou um problema? |
Deve ser votado hoje um projeto que libera que sejam realizadas contratações via empresas terceirizadas em praticamente todas as áreas. Atualmente só nas chamadas áreas meio é que isso é permitido, como Segurança e Limpeza Públicas. Segundo o texto em debate, uma Montadora poderá fazer isso ou uma Construtora, por exemplo.
O debate é grande, muito grande. E eu entendo o porque e cito dois pontos cruciais:
- O custo de Contratação é menor para o empresário. Por isso a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - é a favor, já que menos custos geram ( obviamente ) mais lucros. Segundo a entidade patronal a ideia é que com mais recursos mais empregos serão criados. Eu fico com o pensamento nos lucros;
- Terceirizados são menos dependentes de Sindicatos. Aqui é o principal, talvez único, motivo pelo o qual a CUT ( braço do PT no ramo sindical ) é contra. Empregados menos dependentes do Sindicato significa menos dinheiro no cofre da CUT e logicamente ela não quer isso.
Quem está certo nessa? Bom, eu sugiro a leitura do texto do Terra para tentar entender direito o assunto que diz direto a nós ( desde que trabalhe na iniciativa privada ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário