quarta-feira, setembro 30

9 meses: Dilma, popularidade baixa, gasolina subindo e trocas de Ministros...

Gasolina subindo, mais impostos...
9 meses. É o tempo de gestação de uma vida. Durante este período a mulher vivencia diversas mudanças em seu corpo e na sua personalidade. Quem já foi pai sabe bem o que é isso. Mas a gratificação de ter seu filho em seus braços ao fim dos 9 meses é imensurável... Só que é quem pai para saber o quão feliz fica-se neste momento ( também porque a mulher não mais está grávida!!! ).

9 meses. Este é o tempo que tem o Segundo Governo Dilma. Neste período ( antes aliás, para ser bem verdadeiro ) vimos, perplexos, a Presidente desdizer tudo o que dissera durante maior parte do seu primeiro Governo ( este já bem ruim, diga-se de passagem ). Vimos uma Presidente que parecia firme e forte ficar refém de suas próprias - e péssimas - escolhas. Vimos ela cortar recursos da Saúde, Educação, Pronatec... Presenciamos ela jogar fora todo o discurso da campanha e, abismados, a vimos até mesmo mandar um Orçamento com mais despesas do que receitas.

9 meses. Neste período, assim como numa gravidez, Dilma caiu de uma popularidade boa/ótima ( na casa dos 40% ) para o desastre de ficar abaixo de 10%. Hoje, segundo o IPOBE, ela tem apenas 10% de pessoas a seu favor no Governo enquanto que 69% das pessoas a reprovavam, maior marca em 27 anos. Um feito e tanto. Ela está desde maio neste patamar sem melhorar nada em sua avaliação.

9 meses. E Dilma, assim como numa gestação, vai ter que refazer seu Ministério, mas ela assumiu em Janeiro!!! Pois é, toda mudança gera ruptura, mas a que Dilma vai fazer não é para melhorar a qualidade dos Assessores e sim para tentar salvar sua pele em um possível processo de Impeachment e vai terminar por piorar o que já estava ruim. Ela tem trocentos interlocutores com o Congresso e não consegue aprovar nada. Imagina se iria conseguir salvar-se caso sofra um processo de impedimento? Além disso, ela não fez o óbvio que era reduzir o número de Ministros ( atualmente em 39 ). Agora vai entregar 7 pastas ao PMDB para ver se, ao menos, consegue sobreviver até 2018. Talvez até consiga, mas isso será tenebroso para o Brasil, é claro.

9 meses. E a Gasolina vai subir pela segunda vez. Hoje a mesma está mais cara para as Distribuidoras e, logicamente, as mesmas irão repassar isso para o preço das bombas. Com aumento de combustíveis ( forçado pelas perdas assombrosas da Petrobrás e pela alta - igualmente assustadora - do dólar ). Acontece que quando a moeda caiu para menos de 2 reais a Gasolina não caiu... Além disso, deveremos ter outro aumento de Energia Elétrica, outro feito notável de Dilma, que é quem manda no Setor desde 2003. Sem falar que seguimos pagando a bandeira vermelha.

9 meses. É período que finda agora. E Dilma pariu a pior crise possível. Isso após ter sido re-eleita em Outubro passado com o discurso de que o Brasil viveria um novo tempo. Em termos, ela até estava certa, mas o "novo tempo" é de extrema dificuldade. E ela segue impassível sem saber o que fazer... Porque se soubesse, meus caros, não estaria eu aqui a postar isso, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário