terça-feira, novembro 1

Raquel Lyra derrota Tony Gel, e o Governador, tornando-se a 1ª mulher a comandar Caruaru

Deputada agora comandará maior cidade do interior do estado
Caruaru é a maior cidade do Interior do Estado. Sempre teve importância na política estadual ( já teve Senador e até Governador finalizando mandato, João Lyra Neto ). Mas nunca tinha tido uma mulher no comando. Agora terá com Raquel Lyra, que torna-se a mais nova estrela da política pernambucana.

Raquel é membro de uma família muito tradicional e fora eleita Deputada Estadual em 2014 e, curiosidade, era do PSB até Setembro passado. Por causa de uma briga pelo comando da legenda socialista, ela e seu grupo migraram para o PSDB. O Diretório Estadual ( leia-se o Governador Paulo Câmara ) optou por deixar no comando da Legenda em Caruaru um aliado histórico, o ex-Vice Governador Jorge Gomes ( 3ª gestão de Arraes ). Dessa rusga surgiu a candidatura de Raquel pelo PSDB, que foi ao segundo turno e viu Jorge Gomes ficar em quarto lugar. Ele que foi o candidato do atual prefeito Zé Queiroz. No segundo turno recebeu diversos apoios e protagonizou uma grande virada contra o ex-Prefeito Tony Gel, que era apontado pelas pesquisas com o favorito. Gel inclusive recebeu o apoio direto do Governador Paulo Câmara e do Vice Raul Henry. Ao fim, Raquel Lyra terminou eleita com quase 94 mil votos, uma frente de mais de 11 mil votos.


Detalhe para a baixíssima abstenção, diferente do restante do país.
Com a vitória de Raquel, o atual Prefeito Zé Queiroz evita que seu adversário Tony Gel volte a ocupar a Prefeitura. Lembrando que o mesmo apoiou a agora Prefeita no segundo turno. Quem também sai fortalecido é o partido de Raquel, o PSDB que ganha um vital trunfo no tabuleiro para 2018, tanto no estado quanto nacionalmente. E com isso, diretamente, quem ganha é o Ministro das Cidades Bruno Araújo, que desde o começo esteve ao lado de Raquel ( Daniel Coelho e Betinho Araújo foram candidatos, derrotados, em Recife e Cabo de Santo Agostinho respectivamente ). Armando Monteiro, principal nome da oposição em Pernambuco com as derrotas sofridas pelo PT, também tem o que comemorar com a vitória de Raquel.

O caminho para o Palácio do Campo das Princesas passará, obrigatoriamente, por Caruaru. E terá que incluir o nome de Raquel Lyra, a primeira prefeita de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário