Será que as pessoas sabem que existiram vários Zumbis? |
Pode até não parecer, mas tenho descendência negra, praticamente todos temos. Meus filhos tem uma mãe negra e do lado do avô os antecedentes são praticamente todos negros. Digo isso antes de começar o texto para que não reste dúvida sobre o que será dito a partir daqui, de que posso sim fazer isso e de que tenho conhecimento de causa. Adiante...
O dia 20 de Novembro foi instituído em 2003 como sendo o da "consciência negra". A ideia era ter uma outra data na qual os negros pudessem chamar de sua, uma vez que segundo o "movimento partidário negro" não pegava bem ter como heroína uma branca, rica, elitizada e ainda por cima carola. A data, é claro, não foi escolhida a esmo: é a que se acredita em que Zumbi dos Palmares tombou em batalha, no ano de 1695. Inicialmente a data apenas foi colocada no calendário escolar brasileiro, mas em 2011 virou Lei Federal e posteriormente feriado em mais de 1000 cidades e alguns estados.
Os problemas começam pelo homenageado na data. Poucos sabem que não existiu apenas um Zumbi. Aliás, o nome do líder que morreu a mais de 300 anos nem esse, pois a denominação era dada ao líder do Quilombo. E continuam porque pouco, ou praticamente, nada sabe-se dele. Além disso teria matado envenenado Ganga Zumba - seu Tio e então líder - do Quilombo quando este quis selar uma paz com o Governador de Pernambuco ( à época a região da Serra da Barriga pertencia ao estado ). Não vou aqui contestar essa decisão - se de fato tiver ocorrido - mas matar o tio não me parece uma decisão nobre, certo?
Existem outras tantas questões acerca deste dia e sua comemoração ( o fato de ser feriado é uma delas ), mas quero ater-me a uma, que está dita no título deste post: desde quando consciência tem cor? Não, não tem e jamais terá. O negro comum nem liga para a data. E o que eu chamo de negro comum é o negro que não é militante de partido de esquerda, que não fica atacando os outros e que busca resolver, ele mesmo, seus problemas. Temos problemas no Brasil? Claro que sim, mas o temos para todos: negros, brancos, índios, mulatos, morenos... não apenas para negros. Por isso é que o militantes de esquerda dizem que o negro que não se integra ao movimento é um negro de alma branca, porque segundo estes se dobraria ao sistema.
Podemos ir além e lembrar que segundo alguns escritores, Zumbi teria escravos!!! Ou que ao ter uma data criada para desconstruir o 13 de Maio não ensinamos a história como ela de fato aconteceu e sim como querer os "negros militantes". E posso falar isso tranquilamente, porque sou formado em História e sei bem do que falo. E o que dizer da questão das cotas? Ou ainda de que mesmo nos partidos de esquerda inexistem negros em cargos de comando?
Para tentar ilustrar, e defender, meu ponto de vista, deixo esta soberba e espetacular resposta dada por Morgan Freeman - negro - ao jornalista Mike Wallace da CBS - branco e judeu - onde fica clara a inutilidade da data de deste domingo:
E é claro, que entre Freeman e o que pensam os esquerdistas brasileiros, eu nem preciso dizer de que lado eu fico, certo? Seria o ótimo Morgan Freeman também um negro de alma branca?
Nenhum comentário:
Postar um comentário