domingo, abril 2

Paulo Câmara é mesmo o pior Governador da história?

Tá feia a coisa para o Governador do "imposto"...
Eu moro em Salgueiro desde janeiro de 1982, tenho portanto 35 anos e vivenciei vários Governos: Roberto Magalhães, Gustavo Krause, Miguel Arraes ( duas vezes ), Carlos Wilson, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo Campos, João Lyra e Paulo Câmara. Não acho justo avaliar os que ficaram menos de um ano, mas é impossível não lembrar do saudoso Carlos Wilson e seus feitos dignos de nota antes de virar petista. Dentre os que foram eleitos, tiro da lista de análise Roberto Magalhães, para mim o melhor de todos. E por muito, diga-se. 

Arraes é, para mim, um dos piores de todos os tempos. Em seus Governos o PIB do estado caiu, a educação praticamente foi exterminada e a saúde idem, Apenas o "chapéu de palha" consegua salvá-lo, problema de um povo empobrecido. Jarbas Vasconcelos cuidou muito bem de Caruaru até Suape. E só. Eduardo Campo é o melhor dessa turma, por muito e quase chega - na minha opinião - a Roberto Magalhães. Ficam restando Joaquim Francisco e Paulo Câmara.

E é entre esses dois que, a meu ver, recai o peso de quem seria o pior. Joaquim foi desastro mesmo, não conseguiu grandes feitos e fez um Governo muito fisiologista. Claro que ter pego o período de Collor e o pós-impeachment não ajudam em nada. Acontece que esse é o mesmo cenário de Câmara: um governo nacional desastroso, recessão e impeachment. Mas Paulo Câmara tem problemas adicionais que, a meu ver, Joaquim Francisco não teve: a expectativa. O estado que Câmara herdou era muito melhor do que receber Joaquim e isso inegável. Além disso, o apoio ao governo atual é muito maior do que em 1990. Por fim, Câmara deu continuidade a uma ideia de governar, Joaquim não.

Quem seria, então, o pior do 2? Como o Governo de Paulo de Câmara não terminou ainda, acho que Joaquim Francisco ainda seja o pior de 1982 para cá. Mas Paulo Câmara terá que se esforçar muito para não "ganhar" este título. Se acabasse agora, ele seria o pior muita frente antes o "amarelinho". Segundo pesquisa divulgada, ele tem 74% de reprovação.

É o que eu penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário