terça-feira, julho 4

05 de Julho...

Socrátes empatava em 1x1...

mas Paolo Rossi marcaria mais duas vezes...

Enquanto que Dino Zoff seguraria a cabeçada fortíssima de Oscar...

levando o bom time italiano para a semifinal, que parecia improvável no começo da partida
Quem tem minha idade, ou mais, sabe exatamente onde estava em 05 de Julho de 1982. Na frente de uma TV esperando apenas uma mera formalidade diante da "frágil" Itália, que até ali em 4 partidas somente tinha vencido uma ( a última diante da Argentina ) e sofrido como nunca para passar de fase. Tudo, tudo mesmo, levava a crer num passeio brasileiro.

Hoje, 35 anos depois, sabemos que não era bem assim. Aquele time brasileiro não era, acreditem, assim tão acima daquela Itália base da Juventus, que dominava a Bota por aqueles idos. Ótimos jogadores que, infelizmente, acordaram naquela partida. Contudo, quem mais brilhou era visto com desconfiança até pelos companheiros: Paolo Rossi. "Il Bambino de Oro" fora do céu ao inferno quando fora pego envolvido em apostas em 1980. Pegara 3 anos de punição, mas teve a mesma reduzida para jogar a Copa. Para nossa tristeza, isso foi terrível pro planos do Brasil.

Naquele dia não passava na cabeça de ninguém uma derrota. Mas ela aconteceu e com requintes de crueldade: com 3 gols de Rossi, com falhas individuais grotescas ( e não só de Toninho Cerezo ), com defesaça de Zoff em cima da linha aos 42 minutos, com camisa rasgada de Zico e choro de quase todos no Estádio, menos os italianos é claro. Ah, a tragédia ficou conhecida como "do Sarriá", que nem existem mais desde os anos 90.

Em 35 anos ( mesmo tempo em que eu moro em Salgueiro ) eu não consigo entender o que aconteceu naquele dia. Se foi soberba,  salto alto, fatalidade, maldade... ou tudo isso junto. Mas o fato é que aquela derrota fez mal, mas muito mal ao futebol. Depois de 05 de Julho de 1982 jogar bonito virou sinônimo de derrota. A arte passou a ser algo proibido no futebol. E vivemos o apogeu disso - curiosamente - na Copa de 90 disputada na Itália, naquele que para muitos foi a pior Copa de todas, em termos técnicos é claro. 

O Brasil ainda ficaria mais 2 Copas sem vencer antes de conquistar a Copa FIFA. E não teve brilho algum, diga-se. O time de Parreira era feio como Dunga ( talvez até mais ), perdemos em 98 de forma inexplicável, mas de outra forma. Vencemos em 2002 - também sem brilho - e perdemos 3 Copas passando vergonha ( sobretudo em casa ). Mas eu não consigo me esquecer daquele 05 de Julho. 

Caso não tenham entendido o porque deste texto, recomendo ver que dia é amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário