domingo, julho 16

Alterar a Lei para beneficiar Lula é a mais nova afronta do PT à Democracia

Esse Deputado acredita que todos somos idiotas...
Lula, como todos sabem, foi condenado a 9,5 anos de prisão pelo Juiz Sérgio Moro. E, ao invés de aceitarem a condenação e buscarem ganhar os recursos futuros na justiça, o Partido dos Trabalhadores parte para o ataque às instituições que dizia defender e que estava fortalecendo enquanto no Governo. Mas isso não seria, é claro, o bastante. É preciso fazer mais: e o Deputado Vicente Cândido ( PT-SP ) apresentou uma proposta ( que supera qualquer nível de cinismo ) sugerindo que candidatos não possam ser presos oito meses antes das eleições

Vou começar pelo que nem é o mais grave aos olhos menos informados, mas é o principal problema: ninguém é, segundo a lei, candidato 8 meses antes das eleições. Como a data das eleições é sempre o primeiro domingo de Outubro, significa que pela proposta de Cândido, quem se disser candidato em Fevereiro ganharia um salvo conduto até o fim do segundo turno. E, se for eleito, contaria com a morosidade da Justiça para assumir em 1º de Janeiro e ai ficar - pelo menos - mais 1 ano no poder. E isso com o poder de caneta para nomear Ministros do TSE e do STF e assim manter-se no poder até o fim do mandato. Mesmo sendo um CONDENADO.

Isso é respeitar a Democracia? Claro que não. Essa é a forma de rasgar a lei da Ficha Limpa, que ademais o PT não fez grandes esforços para que fosse aprovada, mesmo sem opor-se de forma clara contra a mesma. Existem outros pontos nefastos na proposta que é o que salta aos olhos: ajudar Lula a ser candidato. Temos que repudiar essa ação porque um dos pilares da Democracia é que as leis não podem ser feitas ao gosto de ninguém e sim no interesse do país. Quando um partido que quer voltar a Governar o Brasil ( direito legal, diga-se ) e acha que pode alterar uma lei no seu único interesse, algo de podre existe.

A proposta é asquerosa e nojenta. Ao que parece, pela reação, não passará. Existem chances de que Lula consiga ser candidato mesmo que condenado na segunda instância, mas trato disso depois.

2 comentários:

  1. Caro amigo as leis já foram rasgadas nesse país com o golpe contra a presidente. E os golpistas desde que assumiram, governam apenas para a elite, brasileira e mundial.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Reginaldo:

    A democracia não foi rasgada no Impeachment. Você ser a favor do Presidente impechmado não torna a medida ilegal.

    Inexistiu Golpe, disso tenha certeza. Acontece que Dilma foi tão ruim, mas tão ruim que com o poder da caneta não conseguiu nem 171 votos. Ai caiu...

    A alteração sugerida pelo PT é causuismo barato e, ai sim, um Golpe nas Leis...

    ResponderExcluir