Copa do Nordeste está em risco... |
Muitos não gostam da Rede Globo, alguns pelos motivos errados em minha opinião. Não gosto da RGT porque a mesma, desde muito tempo, não esconde sua preferência pelo Flamengo - recentemente pelo Corinthians também - e adoraria que o Campeonato Brasileiro fosse uma versão do Espanhol, onde Real Madrid e Barcelona se dividem na ponta. Acontece que, se isso realmente acontecer, os outros times virariam iguais os pequenos de lá. E acreditem ou não, os outros times não estão fazendo nada para evitar isso.
Ai chegamos no caso da Liga do Nordeste. A mesma é exclusividade do Esporte Interativo, que revende-a para a Globo Nordeste. Enquanto era só isso, não vimos nenhum ataque ao Canal. Mas desde 2015 que o canal do Grupo Warner vem sofrendo mais represálias por parte do Grupo Globo e, pasmem, de parte dos Clubes. A concorrência que deveria ser salutar aqui no Brasil é vista como ofensa. Enquanto que mais gente transmitindo geraria mais dinheiro para os clubes, aqui querem justamente o contrário. E os motivos sabemos bem: deixar a "dupla de queridinhos" ganhando mais. Não por outro motivo que Flamengo e Corinthians ganham 70 milhões a mais que o segundo colocado na lista de receitas de TV. E, assombrosos, 150 milhões do que os que chegam da Série B.
O EI encampou a briga dos Clubes contra a CBF que tinha extinguido a Copa do Nordeste em 2002 numa canetada para agradar as ( inúteis ) Federações. A Liga do Nordeste entrou na Justiça e em 2011 ganhou a causa e a CBF se viu obrigada a voltar a Competição. Na época a Globo não achou que a mesma vingaria e deixou o caminho aberto para o EI. Deu muito errado e o sucesso da competição fez com a RGT mudasse de ideia. Mas o contrato com o EI é de 10 anos ( a se encerrar em 2022 ) e não tem como fazer outro antes disso. O que faz a Globo então? Estão usando os clubes com quem tem contrato ( Sport, Pernambuco e Náutico ) para implodir a competição. E o vergonhoso é os clubes se sujeitarem a isso.
A ideia, com o claro apoio das Federações asquerosas, é acabar com a competição. Que gera receita e faz com os clubes atuem com estádios mais cheios do que nos também inúteis Estaduais. E que, mais incrível, tem feito com que equipes pequenas pudessem aparecer na TV, caso do nosso Salgueiro, que desde o começo só ficou de fora de duas edições e está garantido na de 2018. De um lado os times da Globo querem rachar a competição e os times do EI querem mantê-la.
Sabem quem sairá perdendo? O Futebol, é claro. Sempre que as Federações e a RGT saírem ganhando, tomaremos outros 7x1...
Nenhum comentário:
Postar um comentário