segunda-feira, julho 20

No alvo: Pernambucana Yane Marques conquista o Ouro no Pan

Essa sertaneja é mesmo porreta!!!
O Pentatlo Moderno parecia algo muito, mas muito distante dos brasileiros. Tanto que era pouquíssimo falado durante os Jogos Panamericanos e as Olimpíadas. Ficava ao lado de Badminton, Polo Aquático, Arco e Flecha e outros esportes menos comuns por aqui. Contudo desde que uma sertaneja conquistou a medalhe de Ouro no Pan do Rio de Janeiro em 2007 as coisas mudaram consideravelmente.

Essa mulher é Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, ou simplesmente Yane Marques. Ela é natural de Afogados da Ingazeira e é a primeiro mulher oriunda do sertão nordestino a conquistar uma medalha individual ( outras 3 conseguiram com Seleções ) em Jogos Olímpicos, com o Bronze conseguido em Londres, 2012. Ela já conseguira fazer história ao alcançar o 18º posto na China em 2008. Yane hoje é, seguramente, uma das 3 melhores do mundo, haja visto ter conquistado o Bronze no último campeonato mundial. 

Yane é fera e luta contra as dificuldades, imensas, para se praticar o esporte. Tudo porque envolve 5 modalidades dentro de uma só: natação, esgrima, hipismo, tiro e corrida. Conseguir local para treinar a primeira e a última das cinco é fácil, mas para os outros 3... ela treina só ( sim, sozinha mesmo ) e corre pelas ruas do Recife e intercala tiros no meio. Consegue treinar hipismo duas vezes por semana, assim como a Esgrima. E com todas essas dificuldades ela consegue desbancar atletas que tem um Centro de Treinamento dedicado a modalidade. Ela, para se ter uma ideia, derrotou no mundial belgas, russas, inglesas e francesas que tem instalações de alto nível. Como? Bom, dessas explicações que só achamos no Brasil: talento.

E é ai que mora o perigo: ela tem 31 anos e vai, possivelmente, disputar sua última olimpíada e assim como aconteceu com outros fenômenos do esporte no passado ( Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten no Tênis como maior exemplo ): ser apenas uma fase passageira. Porque se ela, a estrela, nao tem apoio imaginem quem está querendo conhecer o esporte...

Mas, independente disso, devemos louvar e agradecer a Yane. Que segue fazendo história. E é Pernambuco com duas mulheres douradas no Pan. Dentre as poucas que conseguem feitos individuais, duas saíram da "terra dos altos coqueiros". Que outras saiam nos próximos anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário