sexta-feira, julho 17

Presidente da CBF nao irá a reunião da FIFA... para nao ser preso pelo FBI!

Ele está a procura de uma saída... mas será que existe uma?
A Constituição do Brasil tem suas imperfeiçoes cronicas, sobretudo em cláusulas pétreas, que só podem ser mudadas com outra Carta Magna, mas ela tem - dentre várias boas coisas, um ponto crucial: proíbe a extradição de cidadãos brasileiros. Porque isso é certo? Simples: imaginemos que uma Ditadura decida perseguir um brasileiro e o faça condenado por lá. Se aceitássemos extraditar nossos irmãos, correríamos um sério risco - desnecessário - de entregar um cidadão brasileiro para a morte

Por isso é que José Maria Marin, ex-presidente da Casa Bandida do Futebol - foi preso na Suíça e não aqui no Brasil, mesmo que o FBI já o investigasse a mais de um ano. Caso, e era perfeitamente possível fazer isso, o FBI o prendesse aqui, ele jamais poderia ser transferido para cumprir pena nos EUA. Já sendo preso na Suíça, ele fica atrelado a leis internacionais e o país do Canivete tem acordo com a imensa maioria dos países. Em tempo, a maioria das Constituições Nacionais tem essa restrição. Por isso que Salvatore Cacciola, quando fugiu para a Itália sabia que jamais voltaria preso para o Brasil, uma vez que é cidadão italiano. E ele só voltou porque foi preso por passar férias no Principado de Monte Carlo em 2008. Em suma, foi imprudente e descuidado.

Mas o que isso tem a ver com o atual mandatário da Casa Bandida do Futebol? Simples: ele sabe que é um dos investigados e que, eventualmente, pode ser preso por isso. Se for para ser preso, melhor que seja no Brasil, onde não existe pena de prisão perpétua e existe progressão de pena e até restrição de encarceramento por conta da idade... por isso ele, ao contrário do que afirmou a CBF em Nota, não vai a Suíça para uma reunião importantíssima da Entidade, onde serão definidos os próximos passos da FIFA pós-renúncia parcial de Joseph Blatter. Tudo porque ele não quer cumprir pena longe do Brasil. Del Nero é um altamente conceituado advogado e passou quase 30 anos na Federação Paulista de Futebol ( mais da metade como Presidente ) e claramente tenta preservar-se juridicamente. Esta recusa de ir para uma reunião da Entidade máxima do futebol confirma o que eu já havia postado aqui como suspeita: a sua ausência durante a Copa América era, realmente, medo de ser preso fora do Brasil.

Eu colhi a informação no Blog de Juca Kfouri, que também é o autor do significado alternativo para CBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário