terça-feira, janeiro 26

CBF cede a pressão da Federação Carioca e tentar barrar Primeira Liga. Hora dos Clubes reagirem?

A primeira rodada vai acontecer, mas e depois?
Eu sou um duro crítico da estrutura arcaica do futebol brasileiro, repetindo o sistema de Governo, onde existe um poder central ( CBF ), 27 outras fontes de poder ( Federações ) e por fim diversas cidades ( Ligas das Cidades ). Se no caso de tocar uma nação faz sentido - embora não funcione - no futebol isso só atrapalha. Trocando em miúdos: as Federações tem que acabar. E passou do tempo delas deixarem de existir...

Desde meados do ano passado que 15 Clubes ( quase todos atualmente na Série A do Campeonato Brasileiro ) de cinco estados ( RS, SC, PR, RJ e MG ) uniram-se para criar uma nova competição. Inicialmente seria apenas a ressuscitação da Copa Sul-Minas, que existiu até 2002, como forma de movimentar times de Minas Gerais e dos 3 Estados da Região Sul, assim como os de São Paulo e do Rio Janeiro, que jogavam o também extinto Rio-São Paulo. Mas tinha um fato novo: a briga da dupla Fla-Flu com a Federação do Estado do Rio de Janeiro e seu presidente, Rubens Lopes. Estava, assim, dado o estopim para algo maior.

Presidentes de Clubes são mais desunidos do que irmãos de família rica quando tem que dividir uma grande herança, jamais se entendem e nunca remam para o mesmo lado. E, via de regra, por medo ou por pura falta de caráter ( o mais comum ) são submissos aos Presidentes das Federações, inúteis e caras. Quer uma prova? A FERJ recebe 10% de todas as rendas do Campeonato, mas do valor bruto, não do líquido. Tanto que no ano passado a Federação ganhou mais com o campeonato do que quase todos os times. Sem falar que estes mesmos Clubes tinha elegido - por unanimidade - Marco Polo Del Nero, que era Presidente da Federação de São Paulo, para substituir José Maria Marin. O mesmo Del Nero que, mesmo se chamando Marco Polo, não viaja.

No fim do ano passado os clubes tiveram como mudar o rumo das coisas, elegendo alguém ligado aos seus interesses ( quais? ) como Vice-Presidente da CBF na vaga deixada por José Maria Marin. Mas o que os Clubes fizeram? Elegeram um homem do sistema, o Coronel Nunes que era Presidente da Federação do Pará, como eu tratei aqui, em troca de uma carta de intenções. As mesmas que foram pleiteadas diversas vezes no passado e todas negadas. Em suma: resolveram manter toda a estrutura que tanto os prejudica. Porque fizeram isso? Simples: porque a estrutura prejudica os clubes, não os dirigentes, é claro.

Pois bem, a FERJ está ameaçando Flamengo e Fluminense com desfiliação caso os dois disputem a competiçao e ainda quer que os representantes do Estado sejam escolhidos via Campeonato Estadual, como é na Copa do Nordeste, mesmo Rubens Lopes fazendo de tudo para inviabilizar o campeonato

Agora a CBF - Casa Bandida do Futebol segundo Juca Kfouri - sai em defesa dos seus ( as Federações ), com uma nota que impede a realização de amistosos pós o dia 31 de Janeiro, permitindo assim apenas a realização da rodada inicial da competiçao, que para evitar punições a dupla Fla-Flu passar a se vender como um torneio amistoso.

É a hora dos 15 times que compõem a Primeira Liga enfrentarem o poder Central e Estadual do Futebol. Peitar os "Donatários" das Federações Estaduais e começarem uma nova realidade. Terão eles essa vontade? Complicado dizer... mas que trariam nítidas vantagens para o Futebol isso é óbvio. E é justamente por isso que eu não aposto sequer 2 reais que eles farão algo. Até porque a Liga mais rentável do mundo ( a inglesa ) foi criada em 92, cinco anos depois da Copa União. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário