terça-feira, janeiro 31

Donald Trump é tudo o que mundo não precisava neste momento

O homem que pode jogar o mundo no caos...
Eu não teria votado em Donald Trump se tivesse direito a votar. Jamais apeteceu-me o tipo de pessoa que ele é: exagerado, destrambelhado e que acha que pode tudo. E o que é pior: com ideias tão absurdas que parecem surreais. Ele venceu as eleições porque conseguiu cativar um eleitorado que estava carente de alguém que o representasse. E que eleitor é esse? Aquele que acha que negros, mulheres, gays e estrangeiros são inimigos do "branco hétero nativo" da América. E eles foram às urnas em quantidade massiva para eleger o, disparadamente, pior homem a ocupar a Casa Branca. 

Trump, em apenas 11 dias, conseguiu levantar a ira do mundo. Comprou briga com a China ao conversar com Taiwan, que a primeira não reconhece como nação, para voltar atrás e dizer que apenas queria forçar uma barganha com Pequim, irritando assim Taiwan e meio mundo. Vetou a entrada de cidadãos de 7 países islâmicos, voltou atrás quanto aos que já tenham Green Card ( visto permanente ) e demitiu a Promotora de Justiça porque está disse o óbvio de que a medida era ilegal.

Ele, curiosamente, não se dá conta de que o mundo livre como o conhecemos hoje é uma criação de Washington. Sim, isso mesmo. Você quer comprar coisas que muitas vezes não precisa, porque o "american way os life" ( modo de vida americano ) foi exportado a partir do pós-guerra. Comer tortas, beber coca-cola, vestir-se de modo diferente, ouvir rock ( melhor parte para mim ), sentar-se com a família na frente de uma TV... os ideais de liberdade idem. A mais longa Democracia do mundo contemporâneo é a terra do Tio Sam, desde 1776 sem passar por um único processo de ruptura constitucional, isso tendo passada por uma Guerra Civil, duas grandes guerras mundiais e diversos conflitos com outras nações. Claro e evidente, que muitas vezes isso foi ao custo de mortes em outras nações. Mas os EUA é o ideal de país que somente os ultra radicais socialistas não querem ( estes querem que Cuba fosse o modelo mundial ).

Donald Trump vai contra tudo isso e muito mais. Num mundo que prega a Globalização ( outro valor do Tio Sam ), o Presidente da hora prega o contrário. Quando o mundo ficou mais livre de barreiras foi quando os EUA mais cresceram, espalhando multinacionais por todos os cantos do planeta. O que Trump prega vai gerar retrocessos imensos. E se fossem apenas em questões econômicas já seria algo grave, mas tem mais: na área social será pior. Ele é contra o direito de Gays. Eu até acho que os partidos de esquerda exageram nesta seara, mas não dá para ser contra. Acontece que Trump e seus seguidores são contra tudo nesta área. O mesmo para negros e estrangeiros. Lembrando que, a rigor, toda pessoa que não descenda de índios é estrangeiro. Em suma, Trump é estrangeiro também, porque duvido que descenda de índios Sioux ou Apache.

A Presidência de Obama trouxe um status de normalidade internacional. E não, eu não o acho um gênio, mas ele foi muito melhor do que pregam alguns. Ele recebeu a maior crise desde 1929 ( para alguns maior do que esta ) e deixou o país quase no pleno emprego, crescendo e com perspectivas positivas. Trump não me parece que vá conseguir manter isso ou evitar que piore.

O mundo estaria melhor com Hillary Clinton? Creio que sim. Mas foi Trump quem venceu segundo as regras do jogo. Só não sei se ele termina o mandato dessa maneira louca com a qual tem governado. E o mundo não precisava disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário