quinta-feira, maio 25

Jornalista Reinaldo Azevedo, para desgosto de muitos, mantem seu Blog mesmo após intimidação da Justiça


Nunca neguei a admiração que tenho pelo modo de escrever e pensar do Jornalista Reinaldo Azevedo. Desde 2006 que acompanho seu Blog, tendo por diversas vezes reproduzido textos dele aqui. E seguirei fazendo sempre que achar interessante. Ele teve uma conversa dele grampeada e divulgada ao arrepio da Lei com a irmã de Aécio Neves, Andreia. Na conversa eles não tratavam de nada ilegal e apenas mantiveram uma conversa entre jornalista e fonte. Ele, por causa disso, pediu demissão da Veja, mas seu Blog será mantido no Site da Rede TV, como ele mostra no texto abaixo.

A RETOMADA


Há 12 anos, a esquerda tentou me calar; agora, foi a Lava Jato. Hora de crescer!


Em 2006, pressões oriundas do PT fizeram com que eu tivesse de fechar a revista e site “Primeira Leitura”. Como? Os donos do poder pressionavam as agências para que não anunciassem na revista. Criei, então, este blog. O primeiro post foi publicado às 18h57 do dia 26 daquele ano. Não estava hospedado em lugar nenhum. Duas semanas depois, a VEJA, o Estadão e o Globo fizeram propostas para abrigar a página.

A página migrou para VEJA e lá permaneceu até esta terça-feira. Um vazamento criminoso de uma conversa privada entre mim e Andrea Neves, que era minha fonte, levou-me a pedir demissão da revista. Por quê? Eu havia criticado uma reportagem da revista.

O único que cometeu crime, no caso, foi o agente de Estado que tornou pública uma conversa que não tinha nenhuma relação com a investigação. Violaram-se o Inciso XIV do Artigo 5º da Constituição, que assegura o sigilo da fonte e é cláusula pétrea, e o Artigo 9º da Lei 9.296, que manda destruir as escutas que não dizem respeito à investigação.

Em meio a mais de duas mil gravações, o “vazador” escolheu precisamente uma conversa com potencial para me indispor com a VEJA. O objetivo, obviamente, era me tirar da revista. E foi alcançado. Por iniciativa minha, reitero. Embora não tenha feito nada demais, achei a situação incômoda.

Mas, como se vê, mais uma vez, não podem cantar o meu fim. O blog migra agora para a página da RedeTV!, de que sou comentarista, que fica hospedada no portal UOL. E vamos tocar a vida. Sou grato à VEJA por esses 12 anos e também por ter concordado em liberar o arquivo desse tempo. Há etapas técnicas a cumprir, mas logo está tudo disponível para consulta. Não quero ficar aqui contando vantagem, mas os que acharam que poderiam me destruir estavam me fortalecendo.

Agora como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário