sábado, janeiro 28

Eike Batista foragido e um vídeo sobre a corrupção no Rio de Janeiro

O trio reunido: uma perdeu o mandato, outro está preso e o outro ninguém sabe onde está...
Eike Batista. Um nome que dará o que falar durante muitos e muitos anos no Brasil e no Mundo. Durante um período entre o fim dos anos 2000 e os primeiros dessa década, ele foi o homem mais rico do Brasil e chegou a ocupar o sétimo posto na lista da Forbes dar maiores fortunas do mundo. Ligado ao setor de Mineração e Petróleo, o empresário ousou afirmar a vários setores da imprensa nos EUA que em pouco tempo seria o mais rico do mundo. Tudo virou pó em tão rápido quanto a ascensão.

Diante do escândalo da Lava Jato, que explora os desmandos na Petrobrás e basicamente no Estado do Rio de Janeiro, era praticamente impossível que ele não estivesse envolvido. Sua primeira participação foi quando ele, voluntariamente, resolveu dar depoimento à Polícia Federal onde disse que o ex-Ministro Guido Mantega teria pedido a ele 5 milhões em 2012 para pagar despesas de campanha petista. Suspeita-se que esta grana pagaria contas da eleição de Dilma em 2010.  Mantega nega, mas quem pode acreditar nele quando tantos e tantos membros do Governo de Dilma ( e também de Lula ) pediram montantes aos empresários beneficiados pelo Governo?

Pois bem, Eike teve sua prisão preventiva decretada nesta quinta, mas ele não estava mais no Brasil. Embarcou na terça, com passaporte alemão, para Nova Iorke. E agora é um fugitivo da justiça, tendo sido anunciada a Interpol na tentativa que ele seja preso. Contudo caso entre na Alemanha usando passaporte de cidadão alemão ele estará "seguro", uma vez que inexiste acordo de extradição entre Brasil e Alemanha. Além disso, por supostamente entrar como cidadão alemão, ele espera contar com a benevolência do Governo daquele país, que não extradita seus cidadãos que cometeram crimes.

A questão que fica é: alguém avisou Eike ou não? Pareceu-me muito estranho ele viajar ( e existem imagens de que ele praticamente não levou bagagem ) assim tão próximo de sua prisão ser decretada e sem comprar passagem de volta, sem poder justificar viagem a negócios. O fato é que ele fugiu.

Eike Batista, podemos assim resumir, é uma cria do Governo Lula e foi muito explorado por Dilma em seus dois primeiros anos de seu - nefasto - Governo. Com o canteiro de obras que se tornou o Rio de Janeiro por causa da Copa e, sobretudo, das Olimpíadas o estado recebeu muitos recursos e isso claro, abasteceu os propinodutos que por sua vez irrigaram os bolsos de muitos. Sérgio Cabral está preso, mas mesmo assim recebeu uma terceira prisão preventiva. O Comperj - que seria um dos maiores complexos do mundo - está paralisado e muito grana foi roubada. E claro, a ex-Presidente Dilma era aliada firme tanto do agora presidiário Sérgio Cabral quanto do foragido Eike Batista, mas ela - claro - não assumirá isso. 

Para melhor entender o que este post quer dizer, deixo este vídeo para o conhecimento dos amigos leitores, onde aparecem Eike, Sérgio Cabral e Dilma:


Um comentário:

  1. O PT municipal, que ocupa cargos na gestão atual do Município de Salgueiro, representa Lula e Dilma?

    ResponderExcluir