segunda-feira, janeiro 20

Faz de conta que eu acredito...

Oficialmente ela sai pra tentar o Palácio das Araucárias e ele a substitui... Oficialmente...
A Presidente Dilma Rousseff tem alguns méritos, diversos equívocos e muitos erros. A ordem citada na frase anterior pode mudar de acordo com quem analisa, mas um é quase unanime: ela escala mal demais seus ministros. Às vésperas de realizar mais uma mini-reforma ministerial, ela vai trocar duas cadeiras onde mais ela tem errado recentemente.

A pasta da Casa Civil tem causado fortes dores de cabeça ao PT nestes 11 anos em que governam o Brasil. Vira e mexe tem algum problema ( ou suspeita ) com o ocupante da cadeira. A atual dona da pasta é a paranaense Gleisi Hooffman, Senadora e esposa de Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações. O casal arquiteta desde 2002 ocupar o Palácio Iguaçu, hoje ocupado pelo Tucano Beto Richa. Com base nestas informações é natural que ela saísse da pasta até o prazo limite ( abril ), mas sair em Janeiro... é cedo demais. E tem motivo. E bem ruim, diga-se...

É na Casa Civil que se selam os acordos ( legais ) com o Congresso, aliados, Governadores e se definem questões estratégicas para a nação. Alguém ai vê isso sendo feito com sucesso? Não. Como ela ia sair em abril, a Presidente resolveu antecipar para fazer tudo de uma vez. Além disso um Assessor da Ministra, acusado de violência sexual, permaneceu no Cargo a pedido de Gleisi, deixando um mal estar entre os Petistas.

Se ela sai, alguém tem que entrar, certo? Ai vem o grande problema: o substituto será Aloizio Mercadante, da Educação. Mas espera um pouco ai: ela vai tirar o Ministro da Educação, que ela afirma ser a prioridade zero do seu Governo? Sério isso? Pois é, isso é o que Dilma vai fazer. Ai vem algumas perguntas:
  • Se Mercadante está fazendo um bom trabalho, porque tirá-lo da principal pasta do Governo, segundo a própria presidente?;
  • Se Mercadante é um bom Ministro, porque colocá-lo numa pasta política?;
  • Se a Educação é prioridade máxima, porque deixar a pasta com o mais próximo auxiliar de Mercadante?;
O que eu penso? Gleisi estava desgastada, não estava dando conta do recado e foi chutada. E Mercadante faz um trabalho ruim, apenas dando sequencia ao fraco trabalho de Fernando Haddad ( mesmo a despeito dele ter sido eleito prefeito da maior cidade do Brasil ). Fraco como? Basta pegar os indicadores internacionais e ver que melhoramos praticamente nada durante este período.

E Dilma vai dando ares de grandes movimentações a retirada de pedras do seu caminho, aparentemente tranquilo, para a re-eleição. Mas a realidade é dura e crua: é mais uma faxina do que uma reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário