sexta-feira, fevereiro 28

Charge do Dia: Pibão da Dilma!!!

A alegria dura pouco...
O IBGE divulgou o fechamento do Produto Interno Bruto ( PIB ) de 2013. Para os leitores que por ventura não saiba, o PIB é a soma de tudo o que foi produzido por uma nação durante um ano. Sendo assim é comparado com o valor do ano anterior e tem-se o resultado: crescimento, estável ou recessão.

O do Brasil em 2013 subiu em 2,3%, acima das expectativas de mercado ( inferior a 2% )  mas também abaixo da previsão do Governo ( 3% ). Em um primeiro momento parece ótimo, mas nem tanto. Alguns países menores devem crescer mais, tipo o Chile e o Peru vizinhos nossos da América Latina. Ou a Índia, além de outros países asiáticos. Ficar a frente dos europeus, em grave recessão, e dos EUA em uma tímida recuperação é até algo bom, mas desmente a tese de que nossa economia sofre dos efeitos da crise internacional.

Mas o meme reforça o fato de que dentre os integrantes do grupo denominado BRICS ( Brasil, Rússia, Índiam China e África do Sul ), o Brasil é o que - na média dos últimos 3 anos, menos cresceu. E esse um dado, ruim... ainda durante o Carnaval volto ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário