Vista aérea do plano para melhorar o fluxo das vans e similares |
Como dito nos posts anteriores, este Blog trará propostas ao invés de apenas criticas ao modo como o trânsito(??) de nossa cidade vendo sendo gerido(??). E na pauta do dia temos o que eu afirmei anteriormente que seria, talvez, o maior problema: os veículos de transporte de passageiros.
Na imagem acima está retratada o que entendo ser a melhor opção para que os visitantes que passam por Salgueiro todos os dias fiquem o mais próximo possível do que os atrai até aqui: Comércio, Profissionais da área de Saúde e a Rede Bancária. Os veículos entrariam - exclusivamente - pela Av. Major Antônio Rufino até chegarem perto da ponte da Rua Joaquim Sampaio ( conhecida como ponte da Bomba ) e entrariam a esquerda e estacionariam no terreno nos fundos da Escola Dom Malan, bem como nas ruas laterais a esta.
Desta forma os veículos chegariam ( e também sairiam ) usando a mais larga das artérias de nossa cidade, sem enfrentarem semáforos ( apenas na saída ) e estacionando em um local estrategicamente central, próximo de quase tudo. Algumas pessoas sugerem que fosse na Estação do Forró, mas lá existem outros problemas: não é tao central ( fica distante da Bomba ) e o acesso envolve ruas mais estreitas e que não suportariam este trafego excedente. Por fim, o local é muito grande para ser pavimentado, no que na minha sugestão já cairia bem o custo, além de ter que pavimentar apenas duas ruas, que nem são tão grandes assim.
Uma vez que chegassem lá, as pessoas desceriam dos veículos e teriam a sua disposição Táxi e Moto-Taxi a preços fixos para levá-las a qualquer lugar dentro do que eu chamaria Zona Comercial ( explicarei em outro posto onde seria esta área ). Penso eu que R$ 1,00 para Motos e R$ 5,00 para carros seriam valores atraentes e justos. Alguém ai pode perguntar: quer dizer então que as Vans e Similares não poderiam circular por estar áreas ou os bairros mais afastados? Não e eu explico porque: ao fazerem isso, não evitaríamos os congestionamentos pontuais que temos em Salgueiro ( Av. Ant. Angelim, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sede da Diocese, etc... ). E a ideia é evitar tais gargalos, o que só seria possível ordenando o trafego destes veículos.
Em tempo este meu plano não inclui os ônibus. Estes devem ficar em outra área fora da cidade ( de preferencia às margens de uma das duas BR´s ), em um terminal a ser construído ou até mesmo no atual Terminal Rodoviário, servido além de Táxi e Moto-Taxi por serviço de ônibus, igual ao que tínhamos até bem pouco tempo.
Em tempo este meu plano não inclui os ônibus. Estes devem ficar em outra área fora da cidade ( de preferencia às margens de uma das duas BR´s ), em um terminal a ser construído ou até mesmo no atual Terminal Rodoviário, servido além de Táxi e Moto-Taxi por serviço de ônibus, igual ao que tínhamos até bem pouco tempo.
O local é estrategicamente bem localizado e facilitaria demais a entrada e saída dos veículos... |
Para implementar o plano, uma única mudança no trânsito teria que ser feita: tornar a Rua Carlos Soares de Brito ( Casa de Cornelito - Prefeitura ) em mão única, sentido Avenida - Praça da Bomba. Também a Prefeitura teria que re-ordenar a feira livre, deixando a Rua totalmente livre. No mais seria necessário pavimentar o local, dotando-o de estrutura para melhor atender os visitantes, tais como: lanchonetes padronizadas, banheiros e os já citados meios de transporte para os outros locais da cidade.
Sem as vans ruas hoje estranguladas ficariam livres para os motoristas de veículos de passeio e/ou serviços ( ambulâncias, polícias, Celpe, Compesa, etc... ) trafegarem mais rapidamente evitando transtornos e constrangimentos, dando agilidade para os deslocamentos.
Alguém pode perguntar: mas isso existe em outros locais? Eu respondo com outra pergunta: qual foi a última vez que você viu uma Van dentro da área da cidade do Recife? O trânsito pode não ser o ideal na Veneza brasileira, mas seria infinitamente pior se Vans disputassem o espaço ( reduzido ) atual.
E ai meus caros leitores? O que acharam? Discordam? Vislumbram saída melhor? Opinem, a caixa de comentários é toda de vocês...
Gostei da proposta, Flavão, antes de tudo, por ser uma proposta. A sugestão de cada cidadão é o primeiro passo para refletirmos juntos sobre qual a melhor saída e partirmos para a prática. Eu moro fora de Salgueiro há uns sete anos e não saberia dizer exatamente minha opinião sobre a tua proposta em si. Mas concordamos em alguns pontos cruciais:
ResponderExcluir1 - a feira livre precisa ser organizada em um espaço próprio de modo que a rua fiquei livre. Justamente nos dias em que a cidade tem mais movimento de visitantes, acessos importantes como aqueles da região do Dom Malan não podem ficar obstruídos.
2 - O tráfego das vans e ônibus precisa ser disciplinado. Isso resultado e melhorias e economias de todo tipo. Um exemplo: o tráfego intenso de veículos pesados deteriora o asfalto e calçamento da cidade. Reduzindo isso, as vias ficam em bom estado por mais tempo.
Além disso, eu acho importante ainda a cidade começar a rever seus modelos de transporte. E isso é algo que precisa envolver não só o poder público, mas também a população. Salgueiro se desenvolveu, a população aumentou, mas a cidade ainda é pequena. Não é preciso pegar um carro toda vez que for na padaria da esquina, por exemplo.
sim Simão é por ai mesmo... e como espero ter ficado claro, serão uma série de textos, este é apenas o primeiro...
ExcluirAqui precisa da CTTU urgente, e que faça cumprir, com a utilização da força dos policiais de trânsito (Leis), logicamente o que você apresentou é um boa ideia, mas é necessário a implementação, junto com essa política de organização do trânsito a utilização da obrigatoriedade, do poder da polícia, regulamentações para que o cidadão cumpra efetivamente. Não adianta dar toda estrutura necessária se não cumprir com as Leis. De fato esse é o primeiro passo, mas tem que ter essa parceira com a polícia de trânsito. Porque esses motoristas sabem que aqui a fiscalização é precária e não rigorosa, como também o próprio cidadão está acostumado com essa falta de fiscalização. É preciso mudar também a cabeça do cidadão .O que a gente ver é uma vez perdida a viatura da CTTU fiscalizando. É o que eu percebo! Pode ser que na prática esteja diferente e eu não sei. Como também acho, já necessário a utilização de "ZONA AZUL" nas via principais de grande circulação. Essa é a minha opinião. No mais apoio sua proposta. Abraços
ExcluirJoão Paulo irei fazer uma série de propostas, envolvendo todas as nuances do plano. é um plano que engloba as vertentes. Claro que ter fiscalização está na lista...
ExcluirEles que sabem e que decidem:
ResponderExcluirhttp://imageshack.com/a/img713/7653/8vua.jpg
kkkkkkkkkkk
ExcluirNo mesmo instante:
ResponderExcluirhttp://imageshack.com/a/img194/2481/6yhg.jpg
http://imageshack.com/a/img856/166/cu8v.jpg
http://imageshack.com/a/img585/8387/2yra.jpg
Bom passo inicial com a proposta de onde poderia ficar as Vans que atrapalham e muito o fluxo do trânsito, é necessário a participação direta da constituição do trânsito de toda a comunidade salgueirense e de quem chega a Salgueiro (como os donos das lotações). Além da organização desses veículos, como o internauta falou a questão da Zona Azul. É a outra prioridade imediata, no meu ver, a ser tomada. Na rua Osmundo Bezerra, por exemplo, o estacionamento é "engessado" durante todo o dia. Os comerciantes ( e as Vans também) chegam cedo e deixam seus veículos o dia todo naqueles estacionamentos.Com a implantação da Zona Azul teria-se então um estacionamento rotativo e, faria receita para os cofres municipais.
ResponderExcluira Zona Azul é uma das propostas, mas com a retiradas das Vans e a sua colocação no local sugerido já evitaria muita coisa.
Excluirmas sim, delimitar áreas centrais para a Zona Azul aumentariam as áreas d estacionamento.
Será que há interesse de agir do Prefeito nessa questão depois de tantos anos?
ResponderExcluirdeveria ter, com certeza.
Excluir