quarta-feira, fevereiro 26

Hipocrisia, ofensa ou complexo de vira-lata?

as polêmicas(??) camisas feitas pela Adidas...
Este será um post diferente. E em mais de um sentido. Será o primeiro sobre cultura e comportamento e que obviamente não falará nem de política ou de futebol. Ao menos diretamente. E também será um post com ideia "roubada" de outra pessoa. Vamos a ele...

Ontem fiquei sabendo que a Adidas, marca alemã, fizera duas camisas para serem vendidas no mercado dos Estados Unidos. Até ai, tudo bem, seremos a sede da Copa e sempre é preciso fomentar as vendas na terra do Tio Sam, que em sua imensa maioria é avesso ao nosso futebol ( que eles chamam de Soccer ). Mas eis que...

Bom, o mundo caiu. Logo centenas de milhares de brasileiros acusaram as camisas de fazerem alusão ao turismo sexual e denegrirem a imagem do Brasil no exterior e coisa e tal. Verdade seja diga, a camisa amarela na foto acima realmente tem uma expressão alusiva a "faturar" garotas, para usar um termo bonzinho. A verde faz um trocadalho do carilho com a bunda e um coração. Seriam elas uma afronta a soberania nacional?

Aqui é onde entra a "ideia roubada". Maysa Guimarães Angelim é professora da Rede Estadual de Ensino e, o que muito me honra, minha amiga. Hoje mais cedo vi uma resposta dela às duas camisas, postado no Facebook. Post que eu reproduzo ( e avalizo em 100% ) integralmente abaixo e volto em seguida para finalizar:

HIPOCRISIA???????
Num país que ostenta bunda ( bunda grande, se for pequena não serve) pra todo canto. Onde a vinheta do Carnaval é uma mulata pelada sambando e balançando as cadeiras para o mundo. Onde a mulher bonita é a popozuda. Onde o gosto pelas ancas femininas é tido como "preferência nacional", onde o quadradinho de 8 e o Lepo-lepo são coreografias, causa-me estranheza essa revolta toda por conta das roupas vendidas pela Adidas.

Vejam o que diz uma matéria do Jornal A Tarde:
"Duas camisas lançadas pela Adidas inspirada na Copa do Mundo está causando polêmica. Isso porque as estampas das roupas têm conotação sexual e o governo brasileiro tenta combater o turismo sexual." 

O governo e a sociedade brasileiros deveriam combater essas mazelas com mais educação para o nosso povo. Educação esta que se bem aplicada no âmbito privado e público vai evitar e muito tal constrangimento aqui e fora do país.
Os estrangeiros só veem as mulheres brasileiras como BUNDA porque grande parte dessas mulheres não mostram suas CARAS. Preferem a exposição mesquinha ao serem elogiadas como as mais gostosas aos elogios pelo que fazem pela sua família e pela sociedade brasileira. Que sejam gostosas, mas que sejam além de gostosas, mulheres inteligentes, atuantes e realizadas.
As bundas apresentadas nas camisas vendidas pelas Adidas não são tão mais explícitas do que o que vemos diariamente na TV, nas Escolas de Samba, nos programas de entretimento, nas dancinhas sugestivas.
Então por que tanto estardalhaço com uma simples bundinha estampada na roupa da Adidas? Será sensacionalismo?????
A malhação para crescer a bunda é mais barata e mais fácil do que a malhação para crescer a alma, o conhecimento e as relações sociais.
O shortinho curto pra balada é mais acessível do que o livrinho básico para um concurso ou vestibular.
Eita Brasilzinho hipócrita da mulesta!!!!!!! 
Faz uma coisa e cobra outra com um estrondoso falso moralismo.
Para muitos e muitas ler e ir em busca do conhecimento é muito trabalhoso. Causa fadiga, cansa rápido. Mostrar a bunda não!
Quanto mais vejo essas idiotices mais acredito no que meu pai sempre diz:
DIREITO TEM QUEM DIREITO ANDA.

Maysa Guimarães Angelim - 26/02/14

A ideia é esta. Como podemos ficar "revoltados" com a Adidas usar a ideia que nós fazemos questão de repassar? Ou será que o Carnaval passa outra ideia e eu fique maluco? Para mim não é possível fazer ligação entre as camisetas e um incentivo da Adidas ao turismo sexual, que tem vitimado e limado nossas crianças nas grandes cidades. Nem diretamente e nem indiretamente.

Maysa toca no ponto certo: aceitamos quadradinho de 8, cujo grupo é formado por adolescentes ( tendo uma das integrantes 13 anos!!! ), mas nos revoltamos com a Adidas? Aceitamos de bom grado músicas como Lepo-Lepo, Rebolation e cia e queremos quebrar uma empresa que faz algo muito mais subjetivo?

Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo criou o que ele chamou de "complexo de vira-latas" para explicar o fato do brasileiro se considerar inferior aos outros. O termo, é verdade, foi cunhado pela derrota na Copa de 50, mas serviu para ilustrar diversas atitudes do povo, sempre condenando outros mas que na realidade seria uma forma de ficar, digamos assim, rebaixado perante aos outros. Nelson Rodrigues, que morreu em 1980, usaria o seu termo sobre este caso, se vivo estivesse. Ainda bem que não sobreviveu para ver o Brasil atual...

3 comentários:

  1. É mais ou menos como quando você xinga um amigo, mas não quer que ninguém xingue, só você pode. Brasileiro gosta de bunda, fala, mostra exaustivamente na TV, mas dá uma de puritano em situações como essas. Eu acho que a camiseta vende o Brasil de uma maneira ruim. Mas, no fim das contas, infelizmente, não é propaganda enganosa.

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    1. ruim eu nem acho o termo certo, acho o que correto é de "forma errada"... mas, sim o seu exemplo é bem interessante: só eu posso falar mal do meu amigo.

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  2. Acho que passamos imagem lá fora do país da sacanagem. Carnaval, programas de televisão, novelas e todos acham interessante. Porque? Porque aqui as mídias lucram. Mas na hora do comentário ou imagem, acham ruim. É que nem "desodorante AXE", a primeira impressão é a que fica.

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