A "bela" finalmente caiu. Mas porque demorou tanto? |
Na Roma antiga Pompeia, mulher do Imperador Júlio César, foi acusada de adultério após um admirador seu ser preso no Palácio Imperial depois de ter entrado disfarçado. O caso foi a julgamento, mas Júlio César decidiu pela inocência da mulher. Assim o suposto "ricardão" foi inocentado. Contudo, em casa, Júlio César jamais perdoou a mulher no reservado, mesmo que o tenha feito em público. Isso gerou a fama de que o mesmo teria proferido a célebre frase: "à mulher de César não basta ser honrada, é preciso que sequer seja suspeita" que com o tempo virou "à mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta".
Sim, e todos os amigos leitores sabem disso, eu adoro história, tanto que formei-me em 2009 na Fachusc nesta linda matéria. A aula histórica acima tem um sentido claro: Graça Foster não é mais Presidente da Petrobrás. Ela, e sua situação, cabem perfeitamente na passagem que abriu este texto: não basta ser honesta, era preciso PARECER honesta. E desde o começo, Graça parecia tudo, menos honesta. Não estou, com isso, dizendo que ela tem algo a ver com o ocorrido na empresa. Pode ser que tenha, mas não dá para garantir que não tenha. Entenderam o ponto?
Graça deveria ter sido demitida tão logo soube-se do conteúdo da Operação Lava Jato. Demiti-la teria poupado a empresa, o Governo e ela mesma. Ficar no cargo mais de um ano, só fez com que o restava de credibilidade na empresa escorresse pelo ralo, gerando perdas que podem - sim, podem - levar ao colapso da Petrobrás. Porque uma coisa é Dilma confiar em Graça. Outra é o Mercado que vê dia-a-dia ações que vão na contramão de uma gestão eficiente.
Revelação atrás de revelação acerca do escândalo as ações da empresa despencaram lentamente, fazendo a situação que já não era bom em Abril de 2014, chegar no caos atual. Contudo, Dilma decidiu bancar a amiga, para não deixá-la em má situação. Preferiu sangrar a estatal para tentar salvar uma funcionária. Agora teve que demitir do mesmo jeito, a amiga sairá com incompetente e a empresa... bom, todos sabem como está a Petrobrás atualmente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário