quinta-feira, fevereiro 19

Editorial: A Compesa pensa que o consumidor é palhaço

Companhia Pernambucana do Sofrimento Alheio...

Perdi a paciência. Não dá mais. A incompetência da Compesa ( Companhia Pernambucana do Sofrimento Alheio ) em fornecer, com regularidade, o bem mais precioso de todos - água potável - passou a muito do limite aceitável. Desde o começo dos anos 2000 que diversos bairros da cidade penam com falta d'água. Alguns chegaram a ficar mais de 15 dias sem ter o bem essencial. O que é totalmente uma afronta ao bom senso. Algo que a Empresa - estatal - não tem.

Eram tempos do Governo Jarbas Vasconcelos e praticamente nada foi feito. Em 2007 assume Eduardo Campos com a promessa de resolver o problema. Ele foi re-eleito em 2010 ( sendo o Governador percentualmente mais votado da história ) e nada foi feito. Ele veio a Salgueiro perto de deixar o Governo e na Salgueiro FM ( eu estava no Estúdio e o vi prometer isso ) falou que em 30 dias tudo melhor, pois duas caixas d'água seriam entregues e com isso o drama seria muito menor. Bom, só que Eduardo Campos faleceu tem 6 meses. E nada...

A Compesa - e quando digo isso refiro-me a empresa, jamais aos funcionários em particular - é uma piada. Como é possível saber que existe água e as torneiras estarem secas? Porque se a desculpa durante estes quase 15 anos fosse, apenas, a falta de água ainda assim não seria aceitável estarmos na situação atual, quanto mais quando tem-se água. 

Desde o fim do ano passado que a empresa realiza rodízio de 3/3, ou seja parte da cidade tem água durante 3 dias enquanto a outra parte fica sem água pelo mesmo período. Acontece que na parte "rica" da cidade, os 3 dias com água são cumpridos. E sei bem do que falo, porque a casa de minha sogra fica nesta parte e lá não falta água durante o período do "sim". E não falta em momento algum, ou seja, são realmente 72 horas com água. Já na outra parte... é onde moro e posso garantir com 100% de certeza, de que tivemos períodos com menos de 24 horas com água, quando a Compesa deveria fornecer 72 horas. Porque em bairros centrais a empresa consegue cumprir o que se propõe e nos outros não? Porque será que seja justamente nos bairros mais abastados que tenha mais água do que nos mais "pobres" e afastados? 

Falta de investimento? Falta de coragem política? Falta de quem cobre? Falta de quem assuma a responsabilidade? Vários são os motivos, mas uma coisa é certa: a Compesa já teve tempo mais do que o suficiente para resolver o problema. E trata parte da população de Salgueiro como palhaços. Ou pior ainda: como cidadãos de segunda classe.

É contra isso que temos o DEVER de lutar. E cobrar da Empresa, das autoridades ( locais e de Recife ) uma solução eficaz contra essa palhaçada que acontece em nossa querida Salgueiro. Até porque se não resolvemos agora, daqui a alguns anos quando a cidade dobrar sua população, o problema será duas vezes maior.

Um comentário:

  1. Tai uma questão de primeira necessidade. Ninguém pode viver sem água, ainda mais, quando ela existe. Por isso há revolta contra a COMPESA, como bem ressalvado no texto não há responsabilidade dos funcionários, inclusive são eles também maltratados pela empresa, pelos baixos salários etc. Qualquer cidadão sabe que a solução de investimentos e reestruturação da COMPESA passa por uma decisão do governo estadual. Até quando estes governantes quererão conviver com a imagem de incompetentes e irresponsáveis nos abastecimento de água a população?

    ResponderExcluir