quinta-feira, maio 14

O vergonhoso silencio da UNE, que vendida ao PT nem sequer defende os estudantes que a sustentam

A UNE nem se mexe contra o estelionato do FIES. Essa foto explica bem o motivo...
Faço parte de uma geração que nasceu durante a Ditadura Militar. Quando o regime de exceção chegou ao fim, em 1985, eu tinha 11 anos e nomes como o da UNE eram uma verdadeira obsessão, tipo uma forma de resistência ao regime que após 21 anos chegada ao fim. Aqui em Salgueiro - que eu saiba ao menos - não tinha representantes da União Nacional dos Estudantes mas todos os alunos do Colégio Carlos Pena Filho sabiam bem da existência dela. Pois é, naqueles dias a UNE era - de fato - uma instituição independente. Mas o seria por pouco tempo, infelizmente,

No início dos anos 90 o Partido Comunista do Brasil montaria a Juventude Socialista e tomaria a UNE de assalto ( sim, foi um GOLPE ). Comandando Diretórios da Federais e aparelhando os das Faculdades Privadas todos os presidentes desde então são filiados ao Partido. Sei, por meio de um amigo que foi a uma eleição como representante da Fachusc, que os membros do partido praticamente queriam obrigar a todos os presentes a tornarem-se filiados ao partido. Ele mesmo rejeitou e ouviu um sonoro "direitista" das pessoas. Passou a ser, segundo ele, hostilizado. Assim como qualquer um que ousasse pensar contra o que de pior existe em termos de ideologia, como defender a Coreia errada. Isso para ficar só em um exemplo.

Foram às ruas contra Collor, é verdade, mas o fizeram por interesse partidário não por convicção. A ideia do PC do B e do seu eterno aliado PT era que com a queda de Collor ficaria mais fácil vencer a eleição em 1994. Não deu... veio 98 e nada. E enfim, em 2002 Lula chegou lá... até essa data a entidade fazia passeatas, cobrava o Governo FHC como deveria. Mas quando Lula e os petralhas chegaram ao poder...

A UNE hoje é uma entidade "comprada" pelo Governo. Recebeu deste mais de 40 milhões de reais e uma Sede. E não cobra nada. Em outros tempos a Entidade rugiria ato contra os escândalos de corrupção e realizaria passeatas e protestos nas ruas. Agora o que fez a UNE? Foi às ruas em defesa do Governo!!!

Pior é que a Entidade, aparelhada e comprada com o dinheiro do contribuinte, deveria defender os estudantes, certo? Errado. O silencio da entidade diante dos quase 180 mil alunos que ficaram sem o FIES é asqueroso e diz muito sobre a inutilidade da UNE hoje em dia. Nem mesmo uma nota a Entidade soltou. NADA. Absolutamente nada. Diverso alunos contraíram dívidas aguardando a inscrição no FIES e agora estao com o espeto. Era de esperar que a UNE, ao menos, falasse algo em defesa dos que foram lesados. Mas nada, a UNE é vermelha. Mas vermelhos, na verdade, estão os estudantes, mas é de raiva da entidade que silencia diante dos descalabro do Governo que a comprou.

Por isso eu digo, e a muito tempo: o PT vai acabar com o Brasil. E está tendo sucesso neste intento. Com o silencio, vergonhoso, da UNE. Que hoje não serve para nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário