segunda-feira, fevereiro 6

Alexandre Moraes pode não ser uma grande escolha, problema são as escolhas anteriores...

Alexandre Moraes é uma boa escolha, as ruins foram...

a de Dias Toffoli, cujo currículo era ter sido advogado de campanha do PT...

e a de Roberto Barroso, escolhido por seus defeitos e não suas virtudes
O Presidente Michel Temer ( PMDB ) não perdeu tempo e decidiu fazer sua escolha para o Supremo Tribunal Federal: Alexandre Moraes, atual Ministro da Justiça e Segurança. E, claro, a internet entrou em polvorosa. Sobretudo a parte vermelha das Redes Sociais. As críticas as escolhas são as mais variadas possíveis, indo desde o fato de Moraes ter defendido o PCC ( que coisa, são os esquerdistas quem mais defendem bandidos, não é mesmo? ), passando por suas teses quando lecionava e chegando na sua filiação ao PSDB. De tudo um pouco, foi citado.

Primeiro a parte de ter sido advogado de membros do PCC. Todos tem, pela Constituição vigente, direito a defesa. E é bom que seja assim. Se não fosse Alexandre Moraes ou qualquer outro, os presos que compõem o PCC tem direitos assegurados. Segundo que qualquer um pode defender teses quando professor, porque ali é um cenário acadêmico e todos sabemos que professores não são seres isentos. E por fim que, se por filiação política, como é que Dias Toffoli e Luiz Roberto Barroso foram indicados? E com o silêncio sepulcral das esquerdas, não é mesmo?

Se os Presidentes do PT puderam indicar pessoas próximas às suas ideias, porque Michel Temer não teria direito a isso? E detalhe: as forças dentro do Supremo estão desequilibradas, com mais progressistas do que conservadores. E a Supremo Corte precisa de confronto de ideias, é salutar. E não se trata de vetar direitos individuais, mas é bom para o debate que tenhamos Ministros não alinhados com a esquerda. O que a esquerda queria? Que Temer nomeasse alguém simpático ao MST, CUT, UNE, Aborto e cia Ltda?

Volto às nomeações de Dias Toffoli e Luiz Roberto Barroso. Segundo um amigo, de quem gosto muito, o segundo é o mais preparado de todos os 10 Ministros da atual composição do STF. Eu particularmente prefiro o decano Celso de Mello, mas o amigo é um dos melhores advogados e acho ele - o amigo - credenciado para emitir a opinião que emite. Acontece que Barroso não foi escolhido por suas qualidades e sim por ser simpático as teses do partido que governava o Brasil à época. Suas qualidades, e não as nego, não pesaram para sua nomeação. Ele e o falecido Teori Zavascki foram nomeados para livrar a cara dos petistas condenados pelo Supremo. E curiosamente, ou não, foi exatamente o que aconteceu. Já Dias Toffoli foi indicado por ter sido advogado de três campanhas Petistas ( duas delas presidenciais ) e só. Nada mais. 

Com duas escolhas assim ( e depois só tivemos a de José Edson Facchin ), com critérios tão falhos, podem ser melhores do que a de Alexandre Moraes? Para mim não faz o menor sentido, é claro. Alexandre Moraes pode não ser uma sumidade em termos de Direito, mas preenche uma lacuna que a tempos existe no Supremo, no quesito de posicionamento mais a Direita.

Ainda tem a questão de que ele vai para o Supremo livrar a cara dos membros do atual Governo. Ai eu pergunto: porque os que agora criticam não fizeram isso quando das escolhas de Toffoli e Barroso? Ah, é claro: porque eles eram petistas. Prefiro esperar para criticar a escolha, mas quero que ele se porte como Joaquim Barbosa que nunca sentiu-se devedor de nada a Lula por sua indicação. O resto é chiadeira da esquerda. E se a esquerda acha algo ruim é meio caminho andado para ser bom pro Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário