domingo, fevereiro 19

Acreditem, para Lula Brasil jamais precisou tanto do PT quanto agora

Assistam este vídeo, não recomendado para quem desaprova a roubalheira atual. Volto depois:


As pesquisas feitas - curiosamente após a morte de Marisa Letícia, trouxeram Lula na liderança. Até eu sei que se ele puder ser candidato - duvido que possa - o ex-presidente será competitivo. Ainda mais quando as pesquisas pegaram um extrato na semana seguinte à qual ele ficou em evidência, de forma trágica é claro. Natural que ele apresentasse crescimento nesta situação. Mas quem leu as pesquisas mais a fundo sabe que a situação está longe de ser boa, pois ele não deve passar do patamar visto no primeiro turno. E segundo que ele tem 30% dos que escolheram alguém, mas 70% dos entrevistados não escolheram candidato!!!

Achando pouco, ele resolveu soltar durante essa semana o vídeo acima, convocando os integrantes do Partido a comparecerem aos Congressos Estaduais e depois ao Nacional. Fosse só isso, eu nem me daria tempo de comentar e gastar um post com ele. Mas, sendo quem é, ele claro usou o vídeo para atacar todos os "detratores" e colocar-se ( bem como o Partido ) num patamar diferente dos demais. E é por isso que estou fazendo este post.

Lula vive em uma realidade completamente desconectada com a maioria dos brasileiros. Primeiro ele é elite, seja ela econômica ou política, desde o fim dos anos 70. Segundo porque, de fato, ele acredita ser uma pessoa "ungida", não pelo poder do Espírito Santo, mas sim por ele próprio para salvar o Brasil. Terceiro que, para ele, tudo o que fez foi para o bem maior. Acontece que este bem maior não é o Brasil e sim o do Partido dos Trabalhadores. Por isso ele não vê problema algum nos desmandos acontecidos, porque ele logo alega que "ninguém fez mais do que ele". Como se isso pudesse o absolver dos crimes que a Justiça lhe imputa.

Ele começa falando que 2017 é o ano para recuperar a imagem do Partido. A que imagem ele se refere? A da extrema esquerda da fundação, a do bastião da ética dos anos 90 ou do período antes dele chegar ao poder, quando já era mais "moderado"? Ele não explica, mas fala que é preciso reforçar o legado do partido, que segundo ele é - claro - maior do que tudo o que de errado foi feito. Ai ele logo emenda que o PT vem sendo destruído pelos seus adversários desde 2005. Aqui fica interessante, porque se isso fosse verdade - e não é, o mesmo teria desaparecido. Quem tem destruído a imagem do partido são pessoas do PT como Dirceu, Genuíno, Amaral, Palocci e cia. A maioria presa ou em vias de sê-lo. 

Aludir ao ano de 2005 é emblemático porque remete ao que começou tudo o que está ai. Aqueles escândalos teriam evitado todos os outros que vieram na sequência e que ainda não pararam de acontecer. Lula poderia como Presidente - e não o fez - ter evitado tudo, apenas comandando o partido para o campo da lisura e da ética, bandeiras que levaram-no ao cargo. E não me venham dizer que ele de nada sabia porque isso não cola mais. Porque ele não fez isso? Um dia saberemos, creio eu. Mas não será agora, com certeza. Ele ainda diz que ninguém foi tão atacado quanto o PT... e eu lembro logo do PSDB, mas posso voltar mais atrás e lembrar do PSD de Juscelino. Lorota e mais uma bravata dele. Não satisfeito ele se dirige a todos e diz que "nunca esse país precisou tanto do PT como precisa agora". 

A frase é mesmo emblemática, porque o que o país vive hoje - a maior crise de nossa história - acontece em decorrência de atos praticados durante a permanência do partido na Presidência. Até porque Temer nem tem um ano no cargo - e ele era Vice de Dilma nunca é demais lembrar - e por pior que seja um Presidente não tem como fazer algo tão ruim assim em tão pouco tempo. Lula tenta, na verdade, passar um discurso para a militância e assim fortalecer sua - pouco provável - candidatura. Tenta manter-se em evidência e assim convencer aliados - passados e futuros - de que é um candidato viável. Se vai conseguir ou não é outro papo.

Em uma Democracia como é a nossa, jamais um ex-presidente falaria assim e seria aceito. Mas aqui no Brasil...

Um comentário:

  1. Lula pode até ser preso coisa que duvido, e o brasileiro está precisando dele mesmo porque esse pilantra que se fez presidente ta roubando na cara e ninguém faz nada é PEC maldita, reforma disso daquilo e vocês da imprensa estão preocupados com Lula. Aliás Presidente Lula.

    ResponderExcluir