Moreira Franco virou Ministro hoje... |
pelo mesmo motivo que Lula assumira ano passado. |
Amigos meus, vez por outra, tentam questionar-me que supostamente cobro mais do PT do que de outros partidos e eu digo que já existem Blogs demais que "falam" bem do partido. Hoje em dia essa quantidade caiu consideravelmente, porque muitos eram mantidos com dinheiro público e outros porque o "encanto" com o partido ruiu na mesma medida em que apareceram os escândalos dos Governos Lula e Dilma. Em suma: este é um espaço onde não toca-se tuba pro PT. Sempre foi assim e sempre será. Quem lê o que eu escrevo sabe disso e é por isso que mesmo com menos postagens recentemente, o Blog tem uma média superior a 450 acessos diários. Adiante...
Michel Temer fez uma mini reforma Ministerial, para acomodar melhor o PSDB com Antônio Imbassahy a Secretária de Governo e será o responsável pela articulação política. A indicação é um prêmio por ele ter aceitado deixar o caminho livre para que Rodrigo Maia ( DEM ) pudesse ser re-eleito com folgas presidente da Câmara dos Deputados e seguir como Vice-Presidente da Republica de forma informal ( é ele quem assume a Presidência nas ausências de Temer ). Até ai tudo bem, faz sentido agradar o principal aliado do Governo, mas... promover Moreira Franco a Ministro é uma bola fora tremenda.
Primeiro porque aumenta um Ministério, depois de cortar menos do que deveria ter cortado quando assumiu. Segundo porque a Secretária Geral da Presidência praticamente não tem serventia prática, porque fica esbarrando com a Casa Civil e outros Ministérios. Terceiro porque ele cuida das Privatizações e Parceria Publico-Privadas. E por fim, porque resta que a ideia é uma só: dar a ele Foro Privilegiado e assim fugir das garras de Sérgio Moro, uma vez que ele é citado diversas vezes nas deleções da Odebrecht.
Lembra alguém? Sim, claro que lembra o ex-presidente Lula que ano passado foi nomeado com a mesma intenção pela ex-presidente Dilma. Se era errado ano passado, agora também é. Acontece que Moreira Franco não tem a dimensão de Lula, claro, mas é tão encrencado com a Lava Jato quanto o ex-presidente. Claro e evidente que eu não estou comparando os dois em termos de sujeira, mas apenas que não cabe ao Presidente nomear Ministros pensando apenas e tão somente em livrá-los das malhas da Lei. Esse é o ponto.
Esse é outro problema do Brasil: as autoridades não sabem fazer a diferenciação do pessoal e do público. Entendem que, uma vez no poder, podem misturar as duas coisas numa boa. Mas não, não podem. É ilegal e, sobretudo, imoral. Era errado com Lula e Dilma. E segue errado com Moreira Franco e Michel Temer. Simples assim.
É isso aí. É a mesma coisa de anunciar um secretário para uma pasta e nomear outro, sendo que a população fica confusa. Além de ilegal é imoral!
ResponderExcluir