sexta-feira, janeiro 20

Questão pertinente de um leitor sobre água e os possíveis problemas da falta dela


Um leitor, mais uma vez de forma anônima, respondeu a questão da falta de água e traz uma questão pertinente sobre problemas decorridos da incompetência da COMPESA:

Sorte nossa que Januário e sua equipe não gerencia o Rio São Francisco. Vejo muitas cidades que são abastecidas por barragem mas que não tem rodízio tão severo como o de Salgueiro que é abastecido por um Rio permanente. Outro fator importante: muita gente não tem atentado que a questão da falta de água em Salgueiro pode impulsionar uma calamidade em termos de Aedes Egypt e as doenças dele decorrentes como Zika e dengue. Muita gente que não tem condição de comprar reservatórios tem armazenado água em baldes, tambores, bacias, canecos, etc. Imagine o tamanho do problema que se avizinha, Flávio! Vamos debater sobre isso?

A internet é uma benção. Porque tudo que trouxe-nos um mundo de opções de assuntos e formas de debatê-los. O Blog permite comentários anônimos e a maioria deles são publicados, só excluo os que fogem totalmente do aceitável. O que eu postei acima é daqueles que temos que fazer um quadro e colocar na parede. Retrata não apenas o descaso da COMPESA, como desnuda a mentira da seca do Rio São Francisco e ainda toca num ponto crucial: a saúde pública com o mosquito Aedes Egypt.

Realmente é algo preocupante, porque a população está fazendo de tudo para armazenar água. Estamos correndo um risco grande e isso é aumentado pelo excesso dos reservatórios improvisados. Assim a COMPESA poderia - indiretamente - contribuir para um mal maior. 

O leitor foi preciso na postagem do comentário. E por isso foi postado.

2 comentários:

  1. Flavio, tomara que as autoridades tomem medidas o quanto antes. Aguardar pra agir vai ser fatal pra muita, muita, muita gente. Uma epidemia é iminente. Falando do racionamento. Um rodízio acima de 2 dias sem água é um completo absurdo. Nada me convence que a capacidade operacional está no limite. Tá com jeitão de contenção de gastos. No carnaval do ano passado, tínhamos água no regime 2x2. Agora 5x2. Pergunto: a cidade dobrou de tamanho em 1 ano? É meta de contenção de gastos sim. O Paulo Camarote(gabinete) quer cortar gastos até dos serviços vitais. O que me incomoda é a passividade da população aceitando tal situação. Passou da hora de alguém organizar um BALDAÇO em frente a COMPESA. Os vereadores deveriam aderir a tal movimento.

    ResponderExcluir
  2. Flavio, obrigado pela postagem do meu comentário e pelos elogios a ele direcionados. Somos homens livres e temos senso crítico que o usamos de forma construtiva em prol da comunidade. Sinto-me obrigado a me mover, a tentar conscientizar e mobilizar as pessoas no sentido de buscar o bem-comum. Conto com você e sua "audiência". Bom, essa desculpa de seca é a velha e esfarrapada "conversa pra boi, vaca e bezerro dormir". Petrolina também tem passado por um problema agudo de falta de água. O Rio secou lá? Secou a vergonha na cara e a verdade para a população. A verdade é essa: É CONTENÇÃO DE GASTOS até com os serviços vitais para a população capitaneado por Paulo Câmara e seus subordinados. A população tem que reagir. Não é uma questão política mas as autoridades municipais devem participar ativamente. Não apenas tentando entrar em contato com o gerente da Compesa por celular e não conseguindo como disse Ednaldo Barros numa sessão da Câmara. Isso até eu faço. É usar os contatos que ele e outros tem em Recife e ou mesmo em Brasília. Se alguém quiser se manifestar publicamente em frente a Compesa, estou à disposição. Só relembrando: Salgueiro é área com potencial de epidemia de Zika vírus.

    ResponderExcluir