sexta-feira, fevereiro 3

Temer comete mesmo erro de Dilma ao nomear amigo Ministro por causa do Foro Privilegiado

Moreira Franco virou Ministro hoje...

pelo mesmo motivo que Lula assumira ano passado.

Amigos meus, vez por outra, tentam questionar-me que supostamente cobro mais do PT do que de outros partidos e eu digo que já existem Blogs demais que "falam" bem do partido. Hoje em dia essa quantidade caiu consideravelmente, porque muitos eram mantidos com dinheiro público e outros porque o "encanto" com o partido ruiu na mesma medida em que apareceram os escândalos dos Governos Lula e Dilma. Em suma: este é um espaço onde não toca-se tuba pro PT. Sempre foi assim e sempre será. Quem lê o que eu escrevo sabe disso e é por isso que mesmo com menos postagens recentemente, o Blog tem uma média superior a 450 acessos diários. Adiante...

Michel Temer fez uma mini reforma Ministerial, para acomodar melhor o PSDB com Antônio Imbassahy a Secretária de Governo e será o responsável pela articulação política. A indicação é um prêmio por ele ter aceitado deixar o caminho livre para que Rodrigo Maia ( DEM ) pudesse ser re-eleito com folgas presidente da Câmara dos Deputados e seguir como Vice-Presidente da Republica de forma informal ( é ele quem assume a Presidência nas ausências de Temer ). Até ai tudo bem, faz sentido agradar o principal aliado do Governo, mas... promover Moreira Franco a Ministro é uma bola fora tremenda.

Primeiro porque aumenta um Ministério, depois de cortar menos do que deveria ter cortado quando assumiu. Segundo porque a Secretária Geral da Presidência praticamente não tem serventia prática, porque fica esbarrando com a Casa Civil e outros Ministérios. Terceiro porque ele cuida das Privatizações e Parceria Publico-Privadas. E por fim, porque resta que a ideia é uma só: dar a ele Foro Privilegiado e assim fugir das garras de Sérgio Moro, uma vez que ele é citado diversas vezes nas deleções da Odebrecht.

Lembra alguém? Sim, claro que lembra o ex-presidente Lula que ano passado foi nomeado com a mesma intenção pela ex-presidente Dilma. Se era errado ano passado, agora também é. Acontece que Moreira Franco não tem a dimensão de Lula, claro, mas é tão encrencado com a Lava Jato quanto o ex-presidente. Claro e evidente que eu não estou comparando os dois em termos de sujeira, mas apenas que não cabe ao Presidente nomear Ministros pensando apenas e tão somente em livrá-los das malhas da Lei. Esse é o ponto. 

Esse é outro problema do Brasil: as autoridades não sabem fazer a diferenciação do pessoal e do público. Entendem que, uma vez no poder, podem misturar as duas coisas numa boa. Mas não, não podem. É ilegal e, sobretudo, imoral. Era errado com Lula e Dilma. E segue errado com Moreira Franco e Michel Temer. Simples assim. 

Um comentário:

  1. É isso aí. É a mesma coisa de anunciar um secretário para uma pasta e nomear outro, sendo que a população fica confusa. Além de ilegal é imoral!

    ResponderExcluir