quarta-feira, maio 10

Lula, depois de tentar de tudo para não ir, depõe hoje em Curitiba

É hoje!!!
10 de Maio de 2017. Essa poderá ou não virar histórica. Para alguns ela já, para outros talvez seja venha a ser. O fato que é, dependendo do que aconteceu hoje e seus desdobramentos, a situação do país será transformada. E eu explico porque:
  • Se Lula sair-se bem no seu depoimento, ele aumentará seu cacife e poderá comandar a narrativa dos fatos;
  • Se Lula não sair-se bem - existem os que acreditam que possa ser preso ao fim do depoimento - a narrativa ficará por conta da Operação Lava Jato e do Juiz que a comanda, Sérgio Moro.
No primeiro caso, parece inevitável que Lula venha a ser candidato em 2018 e - para infortúnio do Brasil - seja eleito para um terceiro mandato. E este mandato seria feito para exterminar - de vez - com a Democracia. No segundo caso, prevalecerá a Democracia e o Estado de Direito e ele, Lula, ficará para a posteridade muito menor do que um dia foi ou acha que é. Como bem analisa Josias de Souza, em seu Blog.

Lula sabe que está com um pé - ao menos - em ser condenado, mas muito perto de ser é preso mesmo. Ele sabe disso e tenta jogar para a torcida, como sempre fez em sua vida. Não por outro motivo, uma pesquisa do PT trouxe um dado fácil de entender, mas que para o partido é terrível: as pessoas só votam em Lula, não no partido. Esse é desfecho dos anos do Lulopetismo: a figura do líder, do salvador da pátria. 

Eu estou entre os que entendem que, desde o Mensalão, Lula usou a máquina para manter-se no poder a todo custo. Está provado, não é achismo, de que o assalto migrou nos Bancos no escândalo de 2005 para a Petrobrás. Por isso a guinada de produzir aqui os materiais necessários, porque assim seria mais fácil realizar os desvios. Por isso as "grandes obras", nunca terminadas, porque nas pequenas precisava de muito trabalho para roubar. Fazer coisas necessárias de fato para a população renderia pouco. Por tivemos COMPERJ, Estaleiros, Refinarias e as obras aqui do Nordeste ( Transposição e Transnordestina ). Trilhões foram desperdiçados e pouco foi entregue. 

Hoje, diante de Moro, Lula tenta salvar o seu pescoço e de sua turma. Se vai conseguir, eu não sei. Mas hoje é o dia de sabermos quem tem café no bule: se Lula ou o Juiz Sérgio Moro. O futuro do Brasil depende disso. Para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário