domingo, março 23

Desvalorizar para privatizar? Segundo Eduardo é o que Dilma quer fazer com a Petrobrás...

Eduardo foi contundente com Dilma...
Eduardo Campoos, PSB e Governador de Pernambuco, é pré-candidato a Presidente, como todos os meus leitores sabem, creio eu. O que todos também sabem é que ele foi o fiador da permanência de Lula na presidência, quando apoiar o ex-presidente parecia arriscado durante a crise do mensalão. Foi graças ao apoio de Eduardo ( e de outros, como o atual Ministro dos Esportes Aldo Rebelo ), que Lula conseguiu estabilidade e pode, então, partir para a re-eleição frente ao Tucano Geraldo Alckmin. No segundo turno, convém citar.

Portanto, ele era até bem pouco tempo aliado do petismo. E isso, tenho 100% de certeza, será usado contra ele pelo Petralhismo ( termo bem usual no Facebook para definir um político do PT ). E Eduardo sabe bem que terá problemas para se desligar de uma pessoa que se beneficiara da proximidade com Lula e Dilma e que agora os ataca. Até porque devem disputar a mesma faixa do eleitorado, que podem optar por manter os seus votos com o PT. Por isso, a sua declaração de hoje é, ao menos, estranha.

Campos participou de um Congresso dos partidos que compõem a sua base para a campanha, realizado em Salvador. Ao ser perguntado sobre o caso da Refinaria Pasadena feita pela Petrobrás ( clique aqui para entender mais ) ele saiu-se com essa frase: "Em três anos, a Petribrás vale metade do que valia e deve 4 vezes mais do devia". E acrescentou: "Às vezes fico seriamente desconfiado se isso não faz parte de um jogo para desvalorizar a Petrobrás e depois vendê-la".

Depois do evento, em entrevista coletiva ele ainda criticou Dilma, afirmando que "em 2010 ela criticou seu oponente ( o Tucano José Serra ) de querer privatizar a empresa e três anos depois a empresa vale a metade do que valia". E completou dizendo que "não podemos achar que a saída de uma pessoa ( referência a Nelson Cerveró, que Dilma acusa como pivô da confusão, demitido na sexta-feira ) vai resolver o problema. Nós temos preocupações com a Petrobrás. A Empresa não pertence ao Governo, mas sim ao povo brasileiro".

A provável vice na chapa de Campos, a ex-senadora Marina Silva também falou sobre o assunto: "está acontecendo um sedimento ruim ( sedimento significa erosão ), não podemos ter qualquer complacência com o que estão fazendo".

A fala de Eduardo Campos parece perfeita, mas tem um problema sério: a péssima gestão da empresa não começou ontem, vem desde a época de Lula. A inexplicável compra da Refinaria foi realizada na Gestão de Lula e os péssimos resultados dela oriundos também. Em 2007 a Petrobrás foi acionada na Justiça dos EUA para pagar 700 milhões de dólares pelos outros 50% da Refinaria, que em 2005 valia espantosos 42,5 milhões. Lula poderia ter feito algo, mas não fez. Manteve o companheiro José Sérgio Gabrielli na empresa e não demitiu Cerveró. Eduardo, portanto, deve saber disso desde 2007. Porque só agora falar contra? Só porque é pré-candidato contra o Petismo?

Soa estranho a crítica, mesmo que ela seja verdadeira. Sim Eduardo tem razão, é estranhíssimo esta desvalorização e o brutal endividamento da Petrobrás, que em 2008 era uma das 12 maiores empresas do mundo e que 6 anos depois nem aparece entre as 100 mais valiosas do mundo.

Eduardo Campos diz o certo, mas na hora errada. E não deverá ganhar nada com isso, justamente porque era um aliado dos mais empedernidos do PT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário