sábado, março 29

Morre mais um trabalhador nos estádios da Copa, o oitavo. Até agora...

Mais um acidente mata outro trabalhador...
Em 2007 ouvimos da boca de políticos e personalidades do Esporte ( umas péssimas como Ricardo Teixeira ) de que a Copa de 2014 seria a grande oportunidade de modernizar o Brasil e de realizar grandes obras necessários para o futuro de nossa nação. Muita gente caiu nesta conversa. Eu me orgulho de não ser um deles.

Estamos a pouco mais de 70 dias para a Copa e o estádio de abertura da Copa não tem ainda como transmitir os dados e imagens para o mundo. O da abertura!!! É preciso dizer que a mesma deveria ser no Morumbi, mas Lula exigiu que fosse dado um estádio pro seu time do coração, no caso o Corinthians, e ai veio mais gasto, algo que agora está provado ter sido um grande erro.

A FIFA queria uma Copa com 8 estádios, mas a CBF e o Governo Lula quiseram fazer uma Copa com 12 sedes. O motivo da CBF era garantir a perpetuação do poder de Ricardo Teixeira, que nem mais é presidente da Casa Bandida do Futebol ( termo criado pelo excelente Juca Kfouri ). Já o de Lula... o de Lula era que quanto mais sedes, mas partidos poderiam ser cooptados para ajudar na eleição de Dilma em 2010. Com mais sedes, também, seriam maiores os gastos e as construtoras poderiam ganhar mais ( entre elas, curiosamente, as que mais doaram dinheiro para a campanha de Dilma ).

Existem, de fato, cidades que serão sedes totalmente sem propósito: Natal e Curitiba. Não era obrigatório ter Copa no Centro-Oeste e a sede do Norte teria que ser Belém, que possui times fortes e com grandes torcidas ( Remo e Paysandu ). Mas já falei disso antes e o prejuízo só será realmente conhecido quando o torneio acabar. E logo depois vem as Olimpíadas...

Hoje um operário caiu de uma altura de 8 metros na Arena Corinthians. É o segundo a morrer na obra e o oitavo a perder a vida em uma das construções de estádios para a Copa. Como comparação, na Alemanha morreram ZERO trabalhadores.

Estamos a pouco mais de 70 dias para a Copa. E diversos problemas permanecem, agora chegamos às estruturas temporárias, que ficam no entorno dos estádios. E adivinhem para quem vai sobrar a conta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário