quarta-feira, junho 24

A patética, absurda e nojenta Nota dos Senadores do PT em apoio a Lula

Gosto do que escreve o Blogueiro de Veja.com Reinaldo Azevedo. Vez por outra discordo, o que é natural, mas de um modo geral eu concordo com ele. Ele inventou a moda do vermelho x azul, quando ele responde, em Azul, a um parágrafo de um texto. Vou, ousar, repetir isso pela primeira vez aqui com uma nota sórdida e que se pretende inteligente. Vamos ver como eu me saio nessa...

Luiz Inácio Lula da Silva, nosso querido Lula, é uma das raras e fantásticas lideranças que conseguem transcender os limites de sua origem social, de sua cultura e do seu tempo histórico. Ele figura no rol escasso dos líderes que rompem os limites, mudam a realidade, fazem a diferença na vida das pessoas, fazem História.

Começo dizendo que concordo com o termo "presidente" para pessoas que já deixaram o poder. É algo salutar e que acontece nas maiores democracias. Mas este será o único elogio. Sobre o texto contido neste parágrafo, eu fico aqui pensando o que queira dizer "fantásticas lideranças que conseguem transcender"... primeiro porque Lula faz questão de ser ignorante ( quanto a nossa língua ). E a relação Lula x Histórica cai por terra quando ele esconde seu erros do passado. 

Lula se fez contra os terríveis limites históricos, econômicos, sociais e políticos que lhe foram impostos. É aquela criança pobre do sertão nordestino que deveria ter morrido antes dos cinco anos, mas que sobreviveu. É aquele miserável retirante que veio para São Paulo buscar, contra todas as probabilidades, emprego e melhores condições de vida, e conseguiu.

Sim, conseguiu mesmo mudar de vida. Ele não sabe o que é trabalhar desde 1975 e tem, acreditem, 3 aposentadorias. Esta é a parte do texto que abre a parte do "vitimismo", onde apenas quem sofreu e foi pobre pode ser considerado digno de representar o povo. Como se os mais educados e abastados nao tivessem direito a representação.

Lula é aquele candidato que não deveria ter vencido as eleições, mas venceu. Lula é aquele eleito que não deveria ter tomado posse, mas tomou. Lula é aquele presidente que devia ter fracassado, mas teve êxito extraordinário.

Antes de mais nada: quem disse que Lula não deveria ter vencido as 3 primeiras eleições foi o POVO. Segundo que quem determinou que ele venceria duas, foi o POVO. Estariam os Senadores criticando o POVO? Por fim, resta o óbvio: se Lula não foi o desastre que poderia ter sido foi porque ele resolveu NEGAR tudo o que sempre prometera e não por convicção. E por fim, exito extraordinário? Sério? Acho que todos são, ao menos, cegos...

Lula é uma afronta às elites que sempre apostaram num Brasil para poucos, num Brasil de exclusão e de desigualdades. Lula é, sobretudo, esse fantástico novo Brasil que ele próprio ajudou a construir. O Brasil para todos os brasileiros. O Brasil da inclusão, da igualdade e da solidariedade.

Sempre as elites. Acontece que, as elites são as pessoas ricas, certo? Bom, sendo assim a que classe pertence Lula hoje? Que cobra 300 mil reais por uma palestra? Mas vamos além: os bancos batem recordes de lucros e as empreiteiras ao lado do PT fizeram o maior escândalo da história da Republica. Novo Brasil? A que se refere isso? Já sei, o Brasil das Bolsas ( as quais Lula era um grande crítico ), o Brasil do "nós" - o PT - e o "eles" - toda e qualquer pessoas que ouse opor-se ao grande líder...

No cenário mundial, ninguém põe em dúvida a liderança de Lula como exemplo no combate à pobreza, à fome e às desigualdades. Lula é, de fato, o grande inspirador internacional das atuais políticas de inclusão social, reconhecido por inúmeros governos de diferentes matizes políticos e ideológicos. Lula é o rosto do Brasil no mundo.

Quem pode ser contra o combate a fome, não é mesmo? Acontece que, ao contrário do que é dito por ai, o Brasil não tirou 40 milhões de pessoas da miséria, apenas mudou a forma de medir quem é ou não miserável. Explico: quem ganhar acima de 70 reais ( e o valor é o mesmo desde 2009 ) pro Governo não é mais miserável. E não, Lula não é o rosto do Brasil no mundo. Graças a Deus ainda temos esportistas nesse campo...

No Brasil, entretanto, há hoje uma sórdida campanha de deslegitimação dessa grande liderança. Uma campanha que dispensa argumentos racionais. Uma campanha baseada apenas no ódio espesso dos ressentidos.

Quem é o PT para falar em campanha sórdida mesmo? É o partido que comprou dossiês fajutos contra os adversários? É o mesmo que pediu o impeachment de FHC com menos de 100 dias do seu segundo Governo? É o partido que fez o mensalão e o petrolão? É o mesmo PT que praticou o maior estelionato eleitoral de nossa história? Lula está sendo questionado, por dentre outros motivos, porque sua sucessora é um engodo, um embuste e porque diversos problemas vivenciados agora começaram em seu Governo. E ele nao tem a sensatez de admitir isso.

Entendemos perfeitamente que alguns tenham medo de serem derrotados de novo por Lula em 2018. Mas esse medo não pode dar vazão a atitudes pouco republicanas e francamente antidemocráticas. Tentam transformar suas virtudes em vícios e suas ações pelo Brasil em crimes. Insinuam de forma leviana, acusam sem provas, distorcem, mentem e insultam. No vale-tudo contra Lula, vale até mesmo usar o recurso torpe de expor seu defeito físico, o que revela incurável defeito de caráter.

Voltemos ao terceiro parágrafo: se o POVO assim quiser, ele será eleito uma terceira, certo? Qual é o problema de critica Lula? Existem pessoas que criticam diariamente Jesus Cristo... mas segundo os Senadores do PT é um crime de "lesa pátria" fazer isso com Lula. Certa feita Lula até quis colocar acima do filho de Deus... e como assim sem provas? É o mesmo PT que destruiu reputações com acusações falsas? E por outra: qualquer virtude de Lula não o exime de críticas. Fosse assim, uma pessoa que doe sangue ( tipo eu ) jamais poderia contestada...

Falta, sobretudo, respeito ao presidente mais bem avaliado da história do Brasil. Desrespeitar Lula é desrespeitar o povo brasileiro, pois sua ascensão pessoal se confunde com a ascensão social e política da nossa população antes excluída.

Presidente mais bem avaliado? De onde tiraram isso? Até onde eu sei ele pode ser considerado o mais bem avaliado desde a redemocratização. Porque, até onde eu sei, não existiam pesquisas para fazer tais aferições de JK e Vargas, por muito, os dois melhores presidentes de nossa história... E como assim criticar ( ou desrespeitar ) Lula é fazer isso com o Governo? De onde saiu isso?

Tentam fazer hoje contra Lula o que fizeram contra Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Usam cínica e seletivamente da imprescindível luta contra a corrupção para tentar destruir um projeto nacional e popular que elevou o Brasil e o seu povo. Um projeto que propicia o efetivo combate aos desvios e que vem livrando o Brasil da grande corrupção da miséria e das desigualdades.

Chegamos a melhor ( ou seria melhor dizer que é a pior? ): a de unir vitimismo com empulhação histórica. JK foi contestado por diversos motivos diferentes do de Jango ( um presidente fraco que cedeu as sanhas esquerdistas e nos jogou no Golpe Militar ) e por sua vez bem diferentes dos de Vargas, que teve um segundo governo frágil do ponto de vista político. Mas isso nem é o pior: falam da corrupção atual como algo que só possível descobrir porque o grande "líder" permitiu, ou seja, sem a benevolência de Lula jamais saberíamos que o Governo Lula foi... corrupto!!! Santo Deus, isso é asqueroso até a alma... Além disso dizem que é o PT - metido 100% na corrupção - é quem está conduzindo o Brasil para o caminho de ficar sem... corrupção!!! E tome falar do combate da miséria e das desigualdades. Mesmo que fosse verdade, e não é, isso não concede salvo conduta ao partido para cometer corrupção.

A bancada do PT no Senado manifesta sua total e irrestrita solidariedade ao grande presidente Lula, vítima de campanha pequena e sórdida de desconstrução de uma imagem que representa o que o Brasil tem de melhor: sua gente.

Sua gente... isso dá uma tese de mestrado, com certeza. Se Lula representa o que temos de melhor, eu fico cá perguntando se realmente ainda temos conserto. Porque Lula é o cara que não estudou, depois de estabilizado financeiramente, porque não quis. É o cara que permitiu que um filho ficasse rico apenas durante o seu governo, que tem relações muito mal explicadas com empreiteiros e tem um dedo podre para escolher compadres ( se é que vão entender a ironia ). E os Senadores manifestam "sua total e irrestrita solidariedade" a uma pessoa que 2 dias atrás simplesmente desancou todos no PT, que queriam apenas cargos e poder...

A bancada também entende que Lula está muito acima dessa mesquinhez eleitoreira. Lula não será apequenado pelos que se movem por interesses menores e pelo ódio. Lula é tão grande quanto o Brasil que ele ajudou tanto a construir. Lula carrega em si a solidariedade, a generosidade e a beleza do povo brasileiro. Para esse povo e por esse povo, Lula fez, faz e fará História.”

Em uma democracia, senhores Senadores Petistas, não existe ninguém acima do bem e do mal. E pobre do Brasil se o nosso tamanho for o mesmo de Lula... E tem espaço para outra empulhação: quanto o Brasil que ele ajudou tanto a construir. Novamente aquele tese podre de que tudo de bom foi o PT que fez e o que não presta é culpa... dos outros, é claro. E quanto a Lula fazer história eu só posso me lembra de Stálin que mandou refazer a história, riscando do mapa todos os seus desafetos. Mas eu vou além: a história que os Senadores falam inclua citar que o PT expulsou os Deputados que foram votar em Tancredo, contra a ordem de Lula? Inclui que o Partido não esteve presente na promulgação da Constituição? Que o partido foi contra o Plano Real? Que o partido foi ao Supremo para derrubar a Lei de Responsabilidade Fiscal?

Em suma, uma nota terrível, de um grupo de Senadores que acham que vivem em outro mundo. Além do mais, o Brasil já começa a dar sinais de que nao cai mais nessas patacoadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário