sexta-feira, agosto 21

A repersussão do Título concedido pelos Vereadores ao Ex-Governador Jarbas Vasconcelos

Essa Casa, que é do povo, parece que precisa ouvir mais o povo...
Pensei, sinceramente, que a minha indignação com a concessão do Título de Cidadão Salgueirense não tivesse tanta repercussão. Imaginei que encontraria ecos em algumas pessoas, mas jamais que receberia tanto apoio a postagem sobre o tema. Para se ter uma ideia, sem grande divulgação, desde a hora que a mesma foi ao ar até agora, mais de 250 pessoas leram ela. E o os comentários, até aqui, são todos favoráveis. Algo raríssimo, diga-se de passagem.

Antes de seguir no tema quero fazer uma ressalva: as, duras, críticas que fiz ao que os Vereadores fizeram não se confunde com a biografia da pessoa Jarbas Vasconcelos. Jamais votei nele para cargo algum ( o que vale para 1990 quando ele foi candidato pelo grupo do qual eu fazia parte até bem pouco tempo ). Jarbas tem história, de lutas e resistência as forças opressoras da Ditadura. Isso não está em questão e jamais esteve. Foi um bom Governador, só que apenas para uma parte do Estado. Ele receber tal honraria em Caruaru, Gravatá, Vitória de Santo Antão e etc é altamente merecido. Aquelas cidades viveram um boom de desenvolvimento com o Governo dele. Já o Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, ai é outro papo. Portanto, eu respeito o Deputado, mas cito que em 8 anos de Governador e mais 8 de Senador ele sequer teve a honradez de visitar Salgueiro. Este é o ponto. Adiante...

O Vereador Almir Ferreira não é meu amigo, com certeza. Mas está longe de ser um adversário. Temos algumas afinidades e outras tantas divergências, normais da Democracia. Nem sei como avaliar o mandato dele ( se bom, ruim ou péssimo ). Nele não votei e, com certeza, não votarei em 2016. Mas não resumo o mandato dele pelo ato que eu critico. Essa é outra coisa que quero deixar bem claro. Mas, contudo, ele confundiu o seu mandato ( outorgado pelo povo ) com política partidária. Jarbas é o maior expoente do PMDB em Pernambuco - a despeito do vice-Governador ser Raul Henry e também da mesma legenda ) e Almir, erroneamente, viu a oportunidade de agradar o baluarte do seu partido. Ai não tem como concordar Almir. Ai é virar as costas para o povo e pensar apenas em galgar postos dentro da hierarquia do seu partido. E não é função de Vereador fazer isso. 

Em conversa privada com um Vereador, ele me disse que é tradição da Casa Epitácio Alencar não votar contra a proposição de Títulos de Cidadão. Certo ou errado é fato que Casas Legislativas tem muito de tradições, que se perpetuam. E, esquecendo que Jarbas foi um ZERO a esquerda para Salgueiro, quem iria votar contra tal "honraria" para um ex-Governador? O "simancol" deveria ter vindo do Edil que propôs o, me desculpe o termo, absurdo do ano.

Devo admitir que não sou de ouvir Rádio, ainda mais as de Salgueiro. Primeiro porque, com raríssimas exceções, pouco ou quase nada tocam de música. E, portanto, eu raramente ouço o programa da Câmara de Vereadores. Mas passarei a fazer isso de forma mais rotineira, porque eu fiquei escandalizado com diversos pontos do pouco tempo que acompanhei ontem. Tratarei disso também em outro post, até mesmo com áudio.

Para finalizar, muitos tomam-me como sendo salgueirense nato, como dizia o saudoso ex-prefeito e médico, Severino Alves de Sá. Natural isso, pois muitos já me conheceram aqui ( os mais novos ) ou nem lembram que quando aqui cheguei ( os mais velhos ). Mas eu sou filho de São Bernardo do Campo, onde nasci em 21 de Março de 1974, tendo migrado para Salgueiro somente em 15 de Janeiro de 1982. Moro, portanto, aqui a mais de 3 décadas. Aqui casei e tive filhos ( 2 ). Tenho história, também de lutas, aqui na cidade. Defendo esta terra mais do que alguns filhos natos dela. Por isso cobrei para mim a concessão de um Título ( o que também poderia ser estendido a meu velho pai e, porque não, até para minha mãe ) como forma de demonstrar o absurdo que foi feito ontem na Casa Epitácio Alencar. 

Mas se quiserem conceder-me um, eu garanto não apenas aceitar como ficar por demais honrado, mas com certeza eu irei aparecer na Sessão Solene. Já o Ex-Governador... ai eu já não garanto nada, sendo bem capaz dele mandar um representante já que andar por aqui não é a praia dele... Como disse no post de ontem, e agora reitero: "fiz muito mais por essa cidade do que o ex-Governador em 8 anos". E tenho dito.

2 comentários: