segunda-feira, agosto 31

Afinal de contas usar boneco de presidente é ou nao é anti-democrático?

Deu o que falar no fim de semana o "atentado" que a boneco "pixuleco" sofreu por uma estudante de direito, que com uma faça rasgou o boneco que retrata o ex-presidente Lula como presidiário. Ela, nao poderia ser diferente, é filiada ao PC do B e militante da UNE. Antes de prosseguir, vejam esta duas imagens do passado:

Esse é um boneco de Lula, sendo malhado por esquerdistas. Ninguém falou em violação da Democracia...
enquanto essa outra é de 1999, com um Boneco de FHC ( ainda presidente é bom lembrar ). Aqui nao se falou em atentado a Democracia...
Na primeira imagem o ano de 2005, corria o auge do Mensalão, até então o maior escândalo de corrupção que se tinha notícia. A imagem é clara: partidos de esquerda atribuíam a Lula a pecha de traidor e, pasmem, associavam ele a Fernando Collor ( este ainda não era aliado de Lula ). Os partidos envolvidos foram PSTU, PCO, PSOL e cia... o PT, que ironia, nem insinuou atentado a Democracia e nem sequer vimos pessoas tentando destruir o boneco ou gritando que estes manifestantes fossem "golpistas". Faz sentido até, uma vez que todos são na, verdade, aliados do Partido. Portanto não era prudente atacar tais partidos e manifestantes. Detalhe importante: Lula era PRESIDENTE a época, agora não mais. 

Na segunda imagem temos um protesto com o SELO de aprovação do PT ( bem como PC do B, CUT e cia ). Quem era o alvo? O então Presidente Fernando Henrique Cardoso, que tinha recém começado seu segundo mandato. Detalhe: lembra o atualidade não é mesmo? Pois é, em 1999 o PT ( Lula e todos os que hoje atacam de golpistas quem faz o mesmo ) achava Democrático ir para as ruas com um boneco do Presidente FHC. Outro detalhe: eu acho democrático isso, mas acho que foi em 99 e o é agora. Quem acha GOLPE agora e Democrático antes é o PT e Lula. Outro ponto importante é que os aliados e defensores do PT dizem que os que protestam são maus perdedores e que deveriam esperar até 2018 para tentar ganhar nas urnas. Porque então o PT fazia isso em 99, com apenas 2 meses do segundo Governo FHC? Cumpre, ainda, lembrar que foi por causa dessa reação - que manteve-se firme até 2002 - que Lula e o PT conseguiram vencer a eleição seguinte. Entenderam agora o ponto central do porque o Partido dos Trabalhadores querem que a oposição fique calada?

Acredito que é o caso de entender que o PT tenha medo de uma oposiçao forte e renhida contra um Governo fraco. Pois foi assim que ele apeou o PSDB do poder em 2002. Entenderam bem o porque de tanta gritaria dos aliados do Governo com os protestos ocorridos este anos? Em tempo, e para finalizar: nas suas maiores manifestações contra FHC o PT ( e suas linhas auxiliares ) jamais conseguiu reunir tanta gente como as que vimos agora em 2015. Portanto, eu entendo muito bem o medo do PT. E isso, acreditem. é ótimo. Mas além de ótimo, demonstra o quanto antidemocrático o partido é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário