quinta-feira, junho 24

Bolsa sobe e dólar cai mesmo em dia com apreensões acerca do caso Covaxin



Nesta quinta feira,  24, enquanto o Nordeste vivencia o São João como pôde o mercado financeiro seguiu a toda. E mesmo com uma certa apreensão com as questões políticas, o Mercado terminou com bons indicadores: Boveaspa em alta e o Dólar em queda.

Pelo quinta dia seguido, o Dólar tem caído em sua cotação. Isso, claro, é uma boa notícia para todos, uma vez que a moeda americana é uma indexadora de exportações e importações, bem como de contratos firmados entre as Empresas e afeta o preço dos combustíveis. Mas porque esta queda acentuada? Dois fatores explicam: o excesso de dólar no mercado devido aos pacotes de incentivos do Governo Biden e o aumento da Taxa de Juros feita pelo Banco Central semana passada.

O Presidente Joe Biden fez uma mega injeção de dinheiro na economia e informa que outro pode ser feito, caso seja necessário para reativar a Economia dos EUA. Este pacote por si só puxa a cotação da moeda americana para baixo, mas ai entra o fato do aumento dos Juros no Brasil na equação.  Como a inflação está em alta ( mais de 8% no acumulo dos 12 meses ), o Banco Central somente tem uma alternativa: subir a Taxa SELIC. Com isso, o Brasil fica atraente aos investidores que aqui passam a ter uma excelente remuneração para os seus recursos. Mas este capital não é o melhor que podemos receber: é o especulativo. Enfim, não é nenhum grande feito do Governo que é o responsável por esta queda no Dólar. E por isso mesmo, tem um custo alto, porque sabem como funcionam os Juros né...

Enquanto isso, a Bovespa segue uma onda de otimismo internacional com aceleração da Economia na China e nos EUA, que claro, puxam o mundo. Assim sendo, e como a Bolsa vive de perspectivas, temos um aumento da cotação, como também é visto nos índices da Bolsa Americana na imagem que ilustra este post.

Trocando em miúdos: é bom, mas nem tanto. Mas poderia ser melhor. E para isso, o Governo precisa agir. E rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário