sexta-feira, junho 18

Brasil melhora seus índices de reciclagem, mas está longe do ideal


Consciência. Palavra que, deveria, move o mundo. Todos precisam entender que o Mundo é um só, não existe reserva e nem podemos destruir este pensando num outro, porque este não existe. Dito isso, matéria do Site Um Só Planeta traz uma informação boa, mas nem tanto: melhoramos em reciclagem, mas o ritmo ainda passa longe do que deveria ser.

E o tal caso do copo meio cheio ou meio vazio. O estudo atual mostra que avançamos em relação ao anterior ( 757mil toneladas recicladas ante 550 mil em 2016 ), mas que isso representa apenas 3%. Nações como Alemanha, Coreia do Sul, Áustria e Eslovênia reciclam pelo menos 55%. É assustadora a diferença. 

Reciclar é fundamental, porque assim evitamos que a temperatura aumente, que geleiras derretam e que desastres naturais ( nem tanto assim ) destruam cidades e nações, vide o Haiti recentemente. Depende de cada um de nós, implementando e cobrando medidas de reciclagem. 

Não basta como em Salgueiro, termos um Aterro Sanitário regular, é preciso mais. Aqui temos ZERO ações de visem a reciclagem, que aliás gera recursos para as Cidades. O caminho é longo e afeta todos, sem distinção. Então, nos mexamos. Urgentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário