domingo, novembro 22

Argentina faz o certo um ano depois do Brasil ter feito o errado

Macri derrubou os bolivarianos da Argentina...
O Partido dos Trabalhadores fundou uma coisa chamada Foro de SP no anos 90, onde reunia o que de pior existia na esquerda da América Latina. Foi o embrião do que hoje chamamos de Bolivarianismo. Antes de explicar o que seria isso, volto ao Foro: neste grupo tinham assento, por exemplo, Cuba e as FARCs. O país caribenho, todos sabem, é uma Ditadura comandada com mãos de ferro pelos irmãos Castro desde 1959. O segundo é um grupo Terrorista ( comparável ao Estado Islâmico ). Hoje em dia o PT nega que tenha sido o organizador e de que Lula tenha sido seu idealizador, mas a verdade é que pessoas assim quando se reúnem eu quero é passar bem longe...

Pois bem, esse Foro de SP deu origem aos Governos de Esquerda que tem aparecido na América Latina. Todos falam tem visões parecidas e um discurso focado em atacar o Capitalismo, a Imprensa e às Liberdades Individuais. Inicialmente chegam ao poder via voto mas uma vez no poder fazem tudo para solapar a Democracia... em nome da Democracia. Vejam o que houve com a Venezuela que era cantada em prosa e versos como o novo modelo para a América Latina. Lá agora, além de faltar de tudo, tem uma hiperinflação, sem falar que a violência disparou de forma assustadora. Lembra algum país que você conheça? O mesmo começa acontecer na Bolívia e no Equador, enquanto que o Peru ainda está no início do processo. O Paraguai saiu cedo disso ao depor o Padre Lugo fazedor de filhos. E o Uruguai parece intacto ainda com os seus. E ai é que aparece a nossa vizinha Argentina.

Por lá, desde 2003 quem mandava era uma família: os Kirchner. Primeiro Nestor e depois com sua esposa Cristina eleita e re-eleita. Acontece que o cenário atual por lá se parece demais com o da Venezuela, só que em uma escala menor: preços estão represados ( lembra alguém ) e a inflação oficial é nitidamente maquiada. A confiança despencou e a popularidade de Cristina caiu na mesma proporção. E hoje por lá aconteceu o segundo turno e...

Ao contrário do Brasil, que está penando por essa oportunidade perdida, os argentinos deram uma consagradora vitória ao candidato da oposição Mauricio Macri ( ex-Prefeito de Buenos Aires e Presidente do Boca Juniors ). Ele derrotou Daniel Scioli nas eleições de segundo turno hoje, após perder por pequena margem no primeiro. Será a primeira vez em 100 anos que um candidato não Peronista ou Social Democrata irá Governar o país. A derrota de Scioli pode ter um efeito Dominó no continente, tirando outros Bolivarianos do poder. O próximo pode ser Nicolas Madura da falida Venezuela.

O Brasil, contudo, penará com a péssima presidente Dilma até 2018. 

Um comentário:

  1. Flavio, com relação a eleição de 2014 aqui no Brasil, eu faço o seguinte comentário: o Aécio não agiu como opositor propriamente dito. Tinha todo cuidado pra não citar o nome do lobista vagabundo cachaceiro. O eleitor percebeu isso. Eu votei no Aécio por ser o PT do outro lado. O mesmo aconteceu na minha cidade. Você lembra bem. O covarde que se apresentou como candidato, ainda hoje não tem coragem de falar o nome do prefeito ou citar a prefeitura como culpada de muitos problemas. Ele apenas tangencia com termos genéricos como gestor, administração, gestão. Dá a entender que há rabo preso na história. Bato o martelo: NUNCA será prefeito. Diferente do irmão que agora desceu do muro e foi pra o debate franco.

    ResponderExcluir