Lula lidera, mas não deve chegar lá... |
e Marina tem chances, mas será se chega mesmo? |
Muitos devem ter lido por ai que Lula lidera a pesquisa Datafolha divulgada hoje, com 25% das intenções de voto. Mas que a ex-Senadora Marina Silva é que sairia vencedora no segundo turno, em todos os cenários. E existem várias maneiras de ser ler esses dados e, absolutamente, nenhum é favorável ao lulopetismo: o Partido dos Trabalhadores não mais envergadura para conseguir chegar ao Palácio do Planalto. É fato, não torcida.
Não existe mistificação criada em torno de Lula que sobrevivesse a tanta lama, tanto escândalo, tanta crise sem sofrer abalo irreversível. Em outros tempos, Lula teria facilmente 40% das intenções de voto e seria praticamente imbatível no segundo turno. Agora ele só consegue um quarto das intenções de voto e seria facilmente derrotado num segundo turno ante Marina. Aliás, este cenário é daqueles me fazem pensar seriamente em mudar do Brasil, diga-se. Mas a questão é: quem aposta, realmente, que o segundo turno seria esse?
Primeiro porque Lula, pelo andar da carruagem, não chega livre em 2018. E se chegar, muito provavelmente não terá envergadura para conseguir chegar lá. Enquanto isso Marina nem partido tem de fato ( poucos deputados e um senador ) e sua capacidade para cativar as pessoas é a mesma de um Leão para acalar com uma Zebra ( os animais irracionais, que fique bem claro ). Eu mesmo não aposto 2 reais neste segundo turno, porque existirão outros candidatos e o do PSDB não será Aécio Neves ( talvez nem Geraldo Alckmin e José Serra ). E teremos Bolsonaro na disputa ( meu Deus!!! ), além de alguém da esquerda possa surgir ( meu Deus!!! ).
O que sabe-se agora é que esta pesquisa é inútil. Totalmente. Serve apenas para os petistas acharem que tem chances - e não tem nenhuma - e para os Marinistas ( existe isso mesmo? ) ficarem assanhados. Só isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário