terça-feira, novembro 11

Matéria do UOL mostra a realidade das Obras Federais no Nordeste

A realidade...
Eu não gosto de temas populares, que agradem a maioria. Caso contrário não seria torcedor do Santos, seria torcedor de outro time, digamos assim, mais popular. Não tenho a pretensão de ser popular, o que nunca fui e nem desejo. Por isso falo o que pouco querem ou gostam, mas que - segundo minha régua - são verdadeiros. É o caso das "super" obras do Governo Federal no Nordeste.

Começo convidando o amigo leitor para ler este texto do Portal UOL sobre as obras. Vai facilitar o entendimento do ponto de vista. Só faço uma correção ao que lá está dito: a Transposição estava prevista, desde o começo, para ser entregue em 2010. Tenho prova disso, que vai na forma do vídeo abaixo:


Observem que Lula, aqui mesmo em Salgueiro, fez troça de quem era contra. Com sua falta de respeito que lhe é bem peculiar, ele demonstrava bem o que ele pensa de quem "ousa" lhe fazer oposição. Logo mais a frente, em 2010, ele diante da engodo que fora o lançamento da obra, diz que só um Dilúvio ( ou coisa similar ) poderiam fazer com a mesma não fosse entregue em 2012. É a esta data que a matéria do UOL faz referência. E em 2012, Dilma disse a pérola que pode ser vista no vídeo:  'Essa obra foi feita sem nenhum projeto prévio de engenharia". Ai eu te pergunto: como assim sem Projeto Prévio? Não tem como não rir... a Presidente da Republica assume que o Governo do qual ela Ministra decidiu gastar 4,3 bilhões de reais sem ter ideia do que iria fazer? Sinceramente...

A obra está ai sendo "executada" a 7 anos. Neste período, por exemplo, os chineses concluíram uma Hidroelétrica. Uma obrinha pequena, sabem... que é a maior do mundo. E aqui... pois é, obra não anda. Fica ai a passos de tartaruga. Por causa do atraso de 4 anos, mais prejuízos são contabilizados, pois muita coisa se perde e precisa ser refeita. Tem foto disso na reportagem.

Mas as obras não se resumem apenas a Transposição. Temos o caso da Transnordestina, esta outra que está atrasada 4 anos e com mais 2 anos certos previstos. Se for concluído, será em 2016. E que agora e´tocada 100% com dinheiro do contribuinte, pois a parte da iniciativa privada já foi...

E tem, é claro, a Refinaria Abreu e Lima, uma vergonha desde o começo, quando era um empreendimento dos Governos do Brasil e da Venezuela, que nunca pôs um centavo na obra. Que agora tem custo quase 7 vezes maior do que o original. Isso mesmo, quase SETE vezes!!!

Segundo o próprio Governo, no ano que vem estará pronta. Mas o que tem de suspeitas de desvios e superfaturamento, não está no Gibi...

Enquanto isso, Dilma foi re-eleita por causa do Nordeste. E a região, está ai com obras superfaturadas e atrasadas. Segundo a presidente, só atrasa quem começa. Pelo visto, as pessoas concordam com ela. Eu não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário