Valor representa um aumento de 13,01% |
A valorização da Educação é uma coisa básica, todos sabemos disso. E eu estou entre os que acreditam que a Educação Pública ainda é péssima com pouquíssimas ilhas perdidas pelo Brasil. Sou critico do sistema que determina que o mesmo sistema seja aplicado de Sul a Norte, de Leste a Oeste. Até porque no Rio Grande do Sul temos uma realidade diametralmente oposta a do Piauí, por exemplo. E não tem como o mesmo sistema funcionar nos dois estados: ou será puxado demais ou frouxo demais. Simples assim.
Desde 1996, com a instituição do FUNDEF, que o Brasil tenta re-encontrar o rumo de uma Educação de qualidade, que existia até meados dos anos 80. Era um sistema excludente, é claro, mas era bom. O que deveria ter sido feito era espalhar o que funcionava para todo o Brasil, mas os Governos fizeram foi espalhar mediocridade para todos os cantos da nação. Um erro pelo qual pagamos e seguiremos pagando por muito tempo. Mas desde 1996 existe financiamento para o sistema, foi o primeiro passo. Depois veio o FUNDEB e por fim, o piso nacional dos professores. Uma verdadeira conquista, é claro. Merecida, com certeza. Afinal sem professores não é possível ter nenhuma outra profissão. No Japão, eles são os únicos que não precisam ajoelhar-se perante o Imperador. Porque? Simples, num mundo sem professores não seria possível existir um Imperador.
O Pisto atual é de R$ 1.697,00 e agora passará a ser de R$ 1.917,78. Um valor, se querem saber, ainda baixo para quem está iniciando. Mas é bem melhor do que seria caso não tivessem estabelecido um anos atrás. Diversas Prefeituras e Governos de Estado estariam pagando pouca coisa acima do Salário Mínimo como faziam antes. Agora temos uma medida na direção certa. Contudo, eu garanto que apenas o aumento do rendimento dos professores não vai resolver o problema. Tenham 100% de certeza disso.
O aumento anunciado hoje representa um aumento de 13,01%. A questão que eu quero abordar é: porque os professores aposentados recebem 13,01% de aumento e meu pai, aposentado pelo INSS após 36 anos de trabalho, recebe apenas pouco mais de 6%? Meu velho quando se aposentou recebia 4,7 salários mínimos e hoje isso está praticamente em 3. Está certo? Não tenho, reitero, nada contra os 13,01% dos professores ativos e inativos, mas porque os aposentados do INSS tem que receber menos da metade deste percentual?
Alguém se preocupa com isso? Não... E acho que nem com o impacto disto nos Fundos de Previdência de Prefeituras e Estados. Mas um dia a conta vai chegar. Mas como é coisa para o longo prazo, todos eles - sem exceção - pensam que se não vai acontecer na gestão deles o problema é dos outros.
Que o Brasil pense a longo prazo, mas em tudo. Não apenas nos salários, que é apenas um item do problema. E se quiserem saber, nem é o maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário