Wilson Fittipaldi ao volante do FD 01, na Argentina |
A Família Fittipaldi sempre foi dada ineditismos: o patriarca foi o primeiro narrador de corridas do Brasil a realizar transmissões internacionais, a matriarca Juze ( russa de nascimento ) foi a primeira mulher a pilotar no Brasil. Os filhos foram os primeiros brasileiros em mais de uma década a pilotar na Fórmula 1, mas o mais novo iria um pouco além disso: seria o primeiro brasileiro a vencer o Campeonato Mundial, em 1972 e até hoje é um dos seis pilotos a terem vencido uma corrida no ano de estreia ( no GP dos Estados Unidos em 1970 ). Foi durante mais de 30 anos o mais o jovem campeão da história ( superado por Alonso em 2005, que depois foi substituído por Hamilton em 2008 e este ser superado por Vettell em 2010 ).
Emerson Fittipaldi foi campeão em 72 e em 74 ( além de vice-campeão em 73 e 75 ). Só que em meados de 74, ele e o irmão mais velho ( Wilson Fittipaldi ) resolveram fazer uma outra loucura e inovarem mais uma vez: montar uma equipe de Fórmula 1, que seria 100% brasileira. Fabricando, nos primeiros anos, os carros no Brasil. Pelo acerto entre os irmãos, Wilson ( conhecido como Tigrão ) pilotaria o carro, além de ser o responsável por tocar a equipe. Ao que consta, no começo, não passava pela cabeça deles que Emerson pilotasse para o time. E existiam motivos para isso: o Rato ( apelido de Emerson ) era um dos melhores pilotos de sua época, além de ter números que poucos pilotos tiveram antes ou depois. Não fazia o menos sentido... Mas ele pilotaria para a equipe 5 temporadas ( de 1976 até 1980 ), mas isso fica para depois, pois é uma outra história...
O feito histórico de hoje é que 40 anos atrás, a equipe disputou sua primeira corrida, em Buenos Aires. Andou poucas voltas, o carro teve superaquecimento e teve que parar. Mas foi um feito e tanto. Que prosseguiria até o fim de 1982. Mas isto também é outra história...
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