quarta-feira, janeiro 14

Como enganar toda uma nação de que baixou o valor da Energia Elétrica

A mentira mais bem executada - e cara - da história brasileira
06 de Setembro de 2012. A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, Dilma Rousseff - então com aprovação nas nuvens - falou ao Brasil em Rede Nacional para anunciar uma bondade aos seus cidadão: um enorme corte na Conta de Energia. A expectativa, a época, era de um redução de 18% ( dependendo do Estado, seria ao menos de 16% ) e que isso forçasse, no futuro, quedas ainda maiores. O Brasil comprou a ideia e ela passou a ter ares de imbatível. Segundo os colunistas ( isentos de dinheiro público ou não ), passaram a vislumbrar que esse era o tiro derradeiro na oposição, frágil, ao Governo. Afinal, como opor-se a alguém com tanta popularidade e que baixara a conta de energia de todos os brasileiros? Realmente parecia impossível...

Pois bem, tudo não passou de uma armação do Governo. Já naqueles dias, os analistas do Governo sabiam bem que o nível das represas estavam baixando bem como que a previsão de chuvas era baixo para os anos seguintes. Além disso não era muito difícil prever que o Brasil teria problemas para crescer nos anos seguintes, o que geraria alguma insatisfação pro lado do governo. O que fazer? Criar um factóide e esperar que o povo acreditasse. Tudo teria dado 100% certo para o Governo, não fossem as manifestações ocorridas durante a Copa das Confederações. E claro, a falta de água nos reservatórios ter sido maior do que o esperado forçando que as Termoelétricas tivessem que ser ligadas a 100% da capacidade para dar conta. Tudo isso foi adicionado com as mudanças - que provariam-se desastrosas - feitas pelo Governo no setor, recusado por empresas de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O resultado? Um rombo gigantesco no setor elétrico. 

E quem cobre este rombo? Adivinhem só: nós. E estamos pagando duas vezes: ano passado o Governo repassou para o setor mais de 14 bilhões de reais e o aumento médio da conta de energia foi de 17%, quase 3 vezes a inflação do ano. Sendo assim somos penalizados duplamente pela incompetência do Governo. E a Tarifa está mais cara agora do que estaria caso o Governo não tivesse mexido no Setor. E detalhe ultra importante: Dilma Rousseff é quem manda no setor desde 2003. O resultado ai visto seria, digamos assim, o fruto do seu mais brilhante trabalho. É de chocar qualquer que não seja petista...

Mas a mentira, que todos sabemos bem tem pernas curtas, sempre vem a tona. E o Governo Federal estourou as contas em 2014 para que a Tarifa não subisse ainda mais. E não fez isso para ajudar a população e sim para benefício próprio já que estava em busca da re-eleição ( ou se preferirem enganar a população desinformada ). Acontece que isso foi algo que não poderá ser repetido em 2015 e o Ministro Joaquim Levy já vetou o repasse de 9 bilhões para o Setor. Porque? Ora pois o orçamento não comporta. E o que vai acontecer?

Analistas do setor calculam que o espeto pode chegar até 40%. Isso mesmo, 40% de aumento em 2015 para uma inflação que o Governo calcula em 6%. Acontece que o novo Ministro de Minas e Energia desmentiu que o aumento possa chegar a tal patamar, mas não disse de quanto seria. Assim fica muito complicado acreditar no Governo que mente, mente e mente... E nós somos "lesados" duas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário