quinta-feira, agosto 7

Rússia deve comprar carne brasileira após declarar medidas contra os EUA e União Europeia

Boa notícia para os produtores, para o consumidor nem tanto...
A menos que você estivesse na Lua ou em coma, deve saber que um avião foi abatido na Ucrânia e que isso tem gerado uma grande celeuma diplomática. EUA e União Europeia retaliaram a Rússia com medidas econômicas, pelo fato de que os russos estão ajudando os separatistas ucranianos na sua luta para se desvincularem e passarem a integrar o território russo. Por trás dessa ação está uma região cheia de petróleo e minerais. De graça essas coisas nunca acontecem...

Pois bem, hoje a Rússia resolveu impor também restrições econômicas para os EUA e a União Europeia. Dentre os itens que passarão a não mais comprar deles seria carne. E sem carne, ninguém vive ( exceto é claro os vegetarianos ). E ai o Ministro da Rússia Nikolai Fyodorov afirmou que irá repor as importações com carne brasileira. E ai o setor está soltando rojões. 

Claro que é bom vender mais carne, aumenta o volume de exportações e o mercado russo é muito grande e isso irá gerar bilhões. É ótimo, mas até a segunda linha como diria certo político. Mas porque Flávio? Simples: para suprir essa demanda não esperada, os produtores brasileiros terão que abater mais animais ou, o que é mais comum, deslocar parte da carne para a exportação. Até aqui, quero deixar claro que se eu fosse um produtor talvez fizesse o mesmo. Ao descolar mais da carne abatida para exportação, o que acontece? Aumento de preços no mercado interno, dada a menor oferta.  Menos oferta gera preço mais caro, o que por sua vez pressiona a inflação, que já está bem alta.

Claro que nada disso pode acabar acontecendo e que o rebanho no pasto pode suprir esta necessidade. É claro que pode. Mas não nos esqueçamos que sempre que o preço externo é mais vantajoso do que o do mercado interno, a escolha sempre é por exportar. 

Aguardemos. Mas não deixa de ser um boa notícia mesmo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário