quarta-feira, agosto 27

Na corrida do Campo das Princesas, Ibope aponta crescimento de Paulo Câmara

Ligeiro recuo de Armando e uma substancial crescida de Paulo, segundo o Ibope
O Ibope lançou também outra pesquisa sobre a corrida para o Campo das Princesas. E o resultado teve quase o mesmo efeito que a pesquisa nacional. O Senador Armando Monteiro ( PTB ) ainda lidera com 38%, mas teve uma ligeira queda quando comparado com o levantamento anterior, quando ostentava 43%. A margem de erro da pesquisa é de 3%, portanto ele oscilou mesmo para baixo. O patamar ainda é, até certo ponto, confortável, mas...

Seu opositor, o ex-Secretario da Fazenda Paulo Câmara ( PSB ) deu um salto tão impressionante quanto surpreendente, ao aparecer agora com 29%. Espantoso com certeza o crescimento, ainda mais quando observamos que ele tinha 11% na pesquisa anterior.

Normalmente, nestes casos, várias poderiam ser as explicações, mas aqui temos apenas uma: a morte de Eduardo Campos. Eduardo escolhera pessoalmente Paulo Câmara. E isso serve para o bem e para o mal, vide a tomada de decisão - ainda aguardo sua resposta Vice-Prefeito Luiz Carlos de Souza - de várias lideranças de pularem do barco socialista por considerarem autoritária a decisão. Bom, o fato é que a morte de Eduardo fez o jogo mudar. Antes muitos eleitores sentiam-se livres para escolher Armando Monteiro, que era aliado de Campos até pouco tempo. Mas com a morte do líder, o eleitor - mais do que lideranças - resolver declarar voto em Câmara.

O crescimento de Paulo foi de 18%, mas Armando perdeu apenas 5%. O resto veio dos eleitores indecisos e/ou aqueles que não sabiam. Foi de lá que foi o suporte para que Câmara desse esse salto nas intenções de votos. Uma diferença de apenas 9% onde antes era de 32% é algo que não acontece todo dia.

O eleitor quer- e aqui é mais um chute do que algo embasado em números - fazer valer a vontade do líder perdido, levando Câmara para - ao menos - perder de forma digna ou conseguir a virada improvável. O que se sabe, com certeza e não é achismo - é que agora teremos uma eleição a ser disputada. Pena que o preço para que isso aconteça, tenha sido tão pesado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário