domingo, novembro 23

Lewis Hamilton vence e é novamente campeão. Massa conquista melhor resultado em 6 anos

Hamilton comemora. Foi, de fato, o melhor piloto da temporada.
A Fórmula 1 vem sofrendo com falta de competitividade nos últimos anos. A última temporada em que tivemos ao menos duas equipes em pé de igualdade foi em 2008, quando a McLaren venceu disputa ponto a ponto contra a Ferrari. Curiosidade ou não, hoje os protagonistas daquela disputa de 6 anos atrás duelaram pela vitória em Abu Dhabi: Lewis Hamilton e Felipe Massa. E assim no final daquele GP Brasil quem levou a melhor foi o inglês, que venceu a corrida e conquistou, com sobras, o campeonato.

Hamilton, agora de Mercedez, terminou por ficar tranquilo ao fim da corrida pois seu companheiro - e rival pelo título - Nico Rosberg passou a ter grandes problemas com o sistema de recuperação de energia ( ERS ) e o mesmo despencou na classificação. Hamilton consegue assim, um feito: é o primeiro inglês bi-campeão desde que Graham Hill ( pai do também Campeão Damon Hill ) conseguiu o feito em 1968. Ele não é o britânico com mais títulos, porque o escocês Jackie Stewart tem 3. E outro escocês, Jim Clark, também tem 2 conquistas.

Para o Brasil a corrida também trouxe um alento: Felipe Massa conseguiu o melhor resultado para o país desde a vitória de Rubens Barricelho em Valência, no Grande Prêmio da Europa pela temporada de 2009. Massa não chegava tão perto de uma vitória desde o trágico Grande Prêmio da Alemanha em 2010, quando teve que ceder a vitória para o companheiro Fernando Alonso. Massa voltou ao segundo posto, mas ainda falta voltar a vencer.

É daí que vem o alento: a sua equipe, a Williams, teve uma temporada mágica, de renascimento. Com o resultado de hoje ( seu companheiro Valteri Bottas terminou em terceiro ), a equipe já ouve o tilintar da grana para 2015. E grana resulta em melhores técnicos, melhorias no carro e mais desempenho. E a equipe terminou o ano sobrando diante das outras equipes, a frente da Red Bull, Ferrari e McLaren. Com mais recursos, tende a ficar na frente. Além disso, as outras 3 equipes não terão o vital motor Mercedez, que equipam a Williams.

A Fórmula 1 tem tudo para andar melhor ainda em 2015. E isso para o Brasil é excelente. Já que ele terminou numa crescente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário