sexta-feira, novembro 7

Os 25 anos da queda do muro de Berlim - Parte I

Resquício da Segunda Guerra, a divisão da Alemanha produziu uma vergonha: dividir uma cidade

Como todos sabem, eu sou Historiador. Mas antes de sê-lo, eu já gostava de História. Fui apresentado aos termos capitalismo e socialismo na sétima série, por intermédio de um socialista convicto: Professor Irlânio. Ele, profissional que sempre foi, explanou sobre os dois modos de produção e suas diferenças. E não me chamou nem um pouco atenção o sistema socialista. Estava ali, em 1987, formada a minha visão de capitalista convicto. 

Com o passar dos tempos, aprendi com o mesmo Irlânio outras coisas sobre o Socialismo. Mas mantive-me capitalista. E um nome se destacava em Moscou naqueles tempos: Mikhail Gorbachev. Que comandava um processo de abertura do Regime Socialista, com duas reformas chamadas de Perestroika ( econômica ) e Glasnot ( Política ). Ambas levariam a URSS - antagonista dos Estados Unidos - para uma Economia de Mercado, ou simplesmente Capitalismo. Tudo ruiria em 1991, quando Bóris Yeltsin tomaria o poder de Gorbachev, pondo um fim melancólico na outrora imponente pátria Soviética. Mas este foi o ponto final, o xeque-mate. Mas o golpe fora dado 2 anos antes, em Berlim...

Era bonito na época falar mal do capitalismo e louvar os méritos do socialismo. Segundo diversos amigos de escola, era o paraíso. Muitos hoje votam no PT não por outro motivo: foram cooptados pelas teses socialistas ( hoje sabemos que as teses são marxistas, mas na época nem sabíamos que existira um Karl Marx ). Falar de socialismo era, para alguns, mais interessante do que falar de futebol. Mas isso tudo - para alguns apenas - mudou em 09 de Novembro de 1989. 

Em uma época bem diferente, eu tinha uma mania pouco comum para os jovens atuais: assistir ao Jornal Nacional. Não era assim porque eu quisesse ( com o tempo até passou a ser ), mas existia algo padrão na casa dos Vieira: O Jornal Nacional era sagrado e nada - e quando digo isso, é nada mesmo - impediria meu pai de assistir as notícias. Meu velho pai é um semianalfabeto, mas sempre teve gosto por notícias. E ai de quem fizesse barulho durante o programa, na época comandado por Cid Moreira e Sérgio Chapelim. Naquela noite Novembro de 1989 eu me vi diante da história. 

Pedro Bial - para muitos só o cara que fala umas asneiras durante 3 meses no começo do ano durante o Big Brother - era a testemunha ocular da história: o Muro de Berlim caíra naquele dia na Alemanha. E para a surpresa minha - e desespero dos socialistas brasileiros - as pessoas saíram ALEGRES e não tristes, como deveria se supor. Afinal as pessoas moravam num paraíso, julgavam muitos... como podiam alegrarem-se por terem perdido o assento no paraíso?

Pois é... tempos depois fiquei sabendo que diversos Marxistas falaram em "fim da história". Faz sentido, afinal para eles era impossível existir história sem o socialismo. E foi um choque total ver que as pessoas não gostavam do socialismo. Muita coisa mudou de lá para cá, mas de um certo modo uma coisa é clara: o Socialismo não é alternativa para o Capitalismo.

Um comentário:

  1. flavio boa noite muro circula por toda a berlim pois ela ficava do lado oriental como que aas pessoas do lado ocidental saiam pra o ocindete da alemanha como eles tinham pela onu passagem livre gostaria que voce podesse me explicar eu tenho esta duvida . pois pelo que eu vi ni mapa o muro ele dava a volta toda na capital entao geraria guerra se os sovieticos impedisse a passagem pro lado a sim dizer ocidental

    ResponderExcluir